Secretaria de Meio Ambiente promove palestras sobre coleta seletiva nas escolas do município

23 de maio de 2019 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-VP

E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Alunos e equipe de palestrantes da secretaria de Meio Ambiente

A Prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente está promovendo uma rodada de palestras sobre coleta seletiva nas escolas do município.

A iniciativa tem por objetivo chamar a atenção dos alunos para a importância da separação do lixo na realização da coleta seletiva, e com isso, possibilitar num futuro próximo, um reaproveitamento maior de materiais que iriam para o aterro sanitário.

As palestras são ministradas pela equipe de profissionais da secretaria de Meio Ambiente.  As primeiras da série foram proferidas nos dias 14 e 20 de maio aos alunos do 6º ao 9º do CMEA Agostinho Batista Veloso e EMEF Professora Esther da Costa Santos.

Nesta  quinta-feira (23), será ministrada mais uma palestra, desta vez, aos alunos do 6º ao 9º (tarde), Cmea Artur Pagung, no distrito de Praça Rica.

O trabalho prossegue nos próximos dias  com palestras na EEEFM Professora Ana Portela de Sá (dia 28/5, aos alunos do 1ª a 3ª séries, período da manha e a tarde), EMEF Professora Esther da costa Santos (dia 29, aos alunos 6º ao 9º, período da tarde) , CEIER (dia 29/5,  aos alunos do 6º ao 9º ano, período da tarde ),  CMEA  Artur Pagung (dia 04/6,  aos alunos do 6º ao 9º ano, período da tarde e CMEA Luiza Souza Barros (dia 05/6, aos alunos do 6º ao 9º ano, período da tarde).

No dia 06 de junho será realizada a culminância do projeto. Para este dia,  a secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as demais secretarias, associação de catadores e alunos das escolas, programou um grande evento na sede do município com realização de ato e trabalho de conscientização nas casas com distribuição de material informativo e explicações aos moradores para incentivar e dinamizar a coleta seletiva na cidade.

Ampliação da coleta seletiva

A coleta seletiva implantada em Vila Pavão, consiste na organização do recolhimento diferenciado de resíduos sólidos previamente selecionados nas fontes geradoras, com a finalidade de encaminhá-los para reutilização e reciclagem pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis.(Ascamvip).

O município atualmente possui aproximadamente 9.300 mil habitantes. Pelo último senso do IBGE, cerca de 3.700 pessoas residem nas zonas urbanas, ou seja, na sede, nos distritos de Todos os Santos e Praça Rica e os povoados de Conceição do XV e Todos os anjos.

Segundo levantamento da secretaria municipal de Meio Ambiente, esse conjunto de habitantes produz mensalmente, em média 90 toneladas de resíduos domiciliares. Dessas 90 toneladas de resíduos, 10 toneladas são reciclados pela associação de catadores e o restante é compactada e transportada em containeres a aterro licenciado no município de Aracruz. O setor da saúde produz cerca de 100 quilos resíduos, estes por sua vez, são devidamente incinerados.

Fim do Lixão

O chamado lixão da cidade foi encerrado ano passado, assim, Vila Pavão passou a cumprir as determinações da lei federal 12.305 de 2 agosto 2.010 que proíbe depósitos de lixo a céu aberto. A área do lixão está em processo de recuperação. No local foi construído uma estação de transbordo de resíduos sólidos. Lá, todos os resíduos, não aproveitados produzidos no município são acomodados em conteineres e posteriormente transportados para aterro sanitário fora do município.

No total a prefeitura atualmente desprende todos os meses cerca de R$ 35 mil reais para dar uma destinação correta aos resíduos produzidos. Ai estão incluídos, R$ 2 mil com os resíduos da saúde, mais R$11 mil para manutenção da associação de catadores e R$ 22 mil com as despesas de transporte dos resíduos.

Segundos os gestores, esse gasto é considerado investimento, uma vez, que a destinação inadequada de resíduos contamina o solo, as águas, a flora e a fauna, e traz impacto a um grande número de pessoas que consomem produtos contaminados, ou a água contaminada, gerando uma série de doenças ao ser humano e gerando custos para os tratamentos de saúde.

Conforme o secretário municipal de Meio ambiente Bráz Marré,  a coleta seletiva, além de diminuir a quantidade de resíduos encaminhados ao aterro licenciado, é fonte renda para sete famílias, ligadas à associação de catadores que se ocupam do trabalho de coleta e reciclagem. “Se aumentarmos a quantidade de materiais reciclados por meio da coleta seletiva, automaticamente reduziremos custos de pagamento transporte de materiais, sem contar que aumentaremos o tempo de vida útil dos mesmos, sobrando mais recursos para serem investidos em saúde publica”, explica.