Prefeitura implementa o Vale Feira

O Vale Feira deverá ser gasto, exclusivamente na feira livre da cidade no prazo de um mês nas barracas credenciadas. O talão é dividido em 16 vales de R$ 2,50 para facilitar a compra

30 de abril de 2019 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-VP

E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

Com o auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais completamente lotado, o prefeito Irineu Wutke lançou oficialmente na tarde desta terça-feira (30), o programa Vale Feira em Vila Pavão.

O Vale Feira é um projeto que vem sendo desenvolvido em Vila Pavão desde o final de 2017, quando o prefeito Irineu Wutke nomeou uma comissão especialmente para elaborar o programa no município. Foi implementado a várias mãos, através de uma parceria que envolveu o Poder Executivo, Poder Legislativo, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Incaper e produtores rurais.

Além do prefeito do município, fizeram parte da mesa de hora para o lançamento do programa, o presidente da Câmara Municipal Marquim Kloss; secretário de Agricultura José Henrique Martins; presidente do Sindpúblicos – VP, Neusdete Rossini Moreira; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, Wasley Darós Cesconetto e o presidente da Comissão dos Feirantes Credenciados no Vale Feira, Ivan Volz.

Durante seu pronunciamento o secretário de Agricultura José Henrique Martins destacou que o Vale Feira veio para fortalecer a agricultura familiar, valorizar e melhorar a alimentação dos servidores, sem contar que irá colocar em circulação no mercado da cidade todos os meses, aproximadamente R$ 20.000,00. No período de um ano serão cerca de R$ 240.000,00 a mais circulando no município, disse.

O prefeito Irineu Wutke afirmou que esse é um momento importante para município. “O Vale Feira é mais uma conquista dos servidores. É uma via de mão dupla -- sai da mão do servidor para a mão do agricultor. Dali vai para o comércio e assim por diante. Então, temos que pensar a politica de várias formas para que um mesmo recursos atinja vários públicos, setores e situações”, pontuou.

Outra importância do Vale Feira, destacada pelo prefeito é que o programa, além de contribuir para colocar mais alimentos na mesa do servidor, irá incentivar os agricultores a produzir mais e com qualidade. “Nós aprendemos como produzir muito, através das tecnologias e insumos, mas hoje essa não é a questão mais importante. Nosso desafio hoje é produzir alimentos saudáveis e de melhor qualidade para a nossa sociedade”, acrescentou.

Irineu destacou ainda algumas conquistas do funcionalismo público durante a sua gestão, citando o aumento no valor do ticket alimentação, reposição das perdas salariais e Bônus Valorização da Carreira por Tempo de Serviços. “Talvez não temos a melhor politica de salários, mas, tenho certeza que não temos a pior”, disse.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Neusdete Rossini Moreira reafirmou que o Vale Feira não é uma conquista apenas dos servidores, pelo contrário, é uma conquista de todos, uma vez que, o programa valoriza a agricultura que é a base da economia do município. A sindicalista lembrou que o Vale Feira é uma antiga reivindicação do Sindpúblicos. “Que bom que essa administração e essa Câmara de Vereadores, lá atrás, ouviram o apelo do sindicato, das associações de agricultores e dos pequenos produtores rurais. Em decorrência disso, estamos aqui hoje celebrando essa conquista”, comemorou.

O técnico da secretária de Agricultura Welber Alberti fez a apresentação, detalhando todos os pontos do programa aos servidores. Conforme ele, o benefício no valor R$ 40,00 atingirá em média 480 funcionários, entre servidores municipais efetivos, temporários, comissionados, estagiários, membros Conselho Tutelar e servidores do legislativo e deverá ser gasto exclusivamente na feira livre da cidade no prazo de um mês. O talão é dividido em 16 vales de R$ 2,50 para facilitar a compra.

Durante o evento, a equipe da secretaria de Agricultura fez a entrega simbólica dos talões do Vale Feira. No decorrer da semana, o servidor pode retira-lo na secretaria, a qual, é lotado e fazer compra já no próximo sábado, dia 4, na feira livre que se realiza no centro da cidade.