Abril Verde. Saúde do trabalhador e prevenção de acidentes são temas de palestras no município

18 de abril de 2019 às 10h29.

O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos trabalhadores rurais

Dentro do movimento Abril Verde, a Prefeitura de Vila Pavão, por meio da secretaria de Saúde, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente promoveu na noite de ontem, (quarta-feira, 17), a primeira de uma série de encontros que serão realizados no município com o objetivo de conscientizar trabalhadores sobre os risco de acidentes nos locais de trabalho.

O encontro coordenado pela enfermeira Letícia Pianna e mediado pela chefe de gabinete Ingrid Wutke da Costa aconteceu no auditório do Sindicato dos trabalhadores e reuniu gestores, servidores municipais e trabalhadores rurais.

O evento foi realizado em formato de palestra. Foram ministradas três palestras: A primeira, ”Prevenção de Acidente com Animais Peçonhentos” foi proferida pelo médico veterinário da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus, Alessandro Mendes Gomes; Para explanar sobre os impactos do uso indiscriminado de agrotóxicos e os riscos à saúde humana decorrente disso, foi convidado o médico da equipe da Saúde da Família de Vila Pavão Dr. Lauro Marques Azevedo. A terceira palestra, “Os Impactos do Uso de Veneno ao Meio Ambiente” foi ministrada pelo professor de educação ambiental Gulherme Alves Pereira que compõe a equipe de profissionais da secretaria Municipal de Meio Ambiente.

As ações do Abril Verde prosseguem no município com eventos no mesmo formato. No dia 25 de abril será levado aos moradores do distrito de Praça Rica. As palestras serão realizadas na quadra e esportes do Cmea Artur Pagung no horário das 14 horas.

No dia 26, a secretaria de Saúde do município programou uma ação em comemoração ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, prevista para às 8 horas no centro da cidade. Durante o evento os participantes receberão orientações sobre o assunto. A programação inclui ainda testes rápidos, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e distribuição de preservativos.

Saiba mais

O Abril Verde e uma campanha de conscientização e orientação com o objetivo de prevenir acidentes e doenças do trabalho. A cor verde foi escolhida para simbolizar a segurança trabalhista, além de ser relacionada aos cursos da área da saúde, e por isso o símbolo da campanha Abril Verde é o laço verde. O mês de abril foi escolhido baseado no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, 28 de abril. Nessa data, em 1969, a explosão de uma mina na cidade norte-americana de Farmington, no Estado da Virgínia, resultou na morte de 78 trabalhadores.