Conferência discute propostas de melhoria para a saúde do município

15 de abril de 2019 às 11h08.

Evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal

Com a proposta de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde, a Prefeitura de Vila Pavão,  através da Secretaria da Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou na manhã da última terça-feira (12), a 9ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento, cujo tema, este ano foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, foi realizado no plenário da Câmara Municipal, e reuniu representantes de diferentes setores da sociedade, profissionais de saúde, representantes do Poder Legislativo, integrantes do Conselho Municipal de Saúde, gestores e usuários em geral. O farmacêutico Clio Zanella Venturim ministrou palestra sobre o assunto.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito Irineu Wutke;  presidente da Câmara de Vereadores  Marquin Kloss; secretário municipal de Saúde Cláudio da Cruz de Oliveira;  presidente do Conselho Municipal de Saúde Luciano Joan;  palestrante Clio Zanella Venturim e pela representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Gilséia Sossai.

O secretário da Saúde, Cláudio da Cruz de Oliveira, destacou que empenho e união são marcas  que acompanham a equipe de profissionais da saúde do município. Esses profissionais, segundo ele, colocam Vila Pavão em um patamar satisfatório quando se trata de prestação de serviços à população. “Esse empenho e união foram decisivos para vencer adversidades como o surto de malária no ano passado que vitimou mais de uma centena de pavoense”, citou o secretário.

A representante da Secretaria de Estado da Saúde Gilséia Sossai, lotada na Superintendência Regional Norte que agrega 14 municípios da região elogiou o trabalho dos profissionais da saúde local. “O nosso processo de trabalho enxerga uma evolução do município e isso se deve à estabilidade que a atual gestão trouxe para ao setor da saúde. Anteriormente havia uma inconstância que atrapalhava demais a evolução das ações no município. Não posso deixar de lembrar a epidemia de malária que poderia ter destruído o município, mas pelo contrário, o fortaleceu. Sim, foi uma mobilização com apoio da SESA e do Ministério da Saúde, mas quem esteve à frente de tudo, foram vocês com ações coordenadas e organizadas. Eu sempre digo: quem enfrentou o que vocês enfrentaram pode enfrentar qualquer coisa”, pontuou.

A fala Gilséia Sossai traz para nós certo alento, porque sempre enxergamos primeiros os problemas. Somos conhecedores das nossas limitações, mas por outro lado,  sabemos que quando existe organização, dedicação e empenho as dificuldades podem ser superadas e as coisas podem ser conduzidas positivamente”, disse o prefeito Irineu Wutke, acrescentando que a saúde é um desafio constante e o município está caminhando de forma tranquila e com o pé no chão.  “Os desafios no setor são muitos. Cada dia é um desafio diferente e assim muito ações vão se se concretizando”, completou.

Irineu lembrou que o município possui um departamento de Saúde Natural, uma parceria com Associação Central da Saúde Alternativa do Espírito Santo (Acesa-ES) que vem desenvolvendo ao longo dos anos importantes ações alternativas por meio de um trabalho de resgate da cultura e da medicina popular, reconhecidas no meio médico que atende uma parcela expressiva da população.

Os eixos Saúde como direito; Consolidação dos princípios do sistema único de saúde (SUS) e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) foram os temas debatidos e as propostas encaminhadas à Secretaria de Estado de Saúde.

Durante o evento foram escolhidos também os delegados que irão representar o município nas conferências estadual e nacional.