Ano letivo começa com escola nova em Vila Pavão

16 de fevereiro de 2016 às 17h37.

O município de Vila Pavão começa o ano letivo de 2016 com um novo e moderno espaço para a educação. Foi inaugurado, nesta terça-feira (16), o novo prédio da Escola Estadual Ana Portela de Sá, no bairro Ondina. O projeto da nova escola foi iniciado em 2008.

A solenidade aconteceu, pela manhã, na própria escola, com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário da Educação, Haroldo Rocha, do deputado estadual Da Vitória, de autoridades locais, da superintendente de Educação, Mardel Colombi Sebim, da equipe pedagógica da unidade de ensino, alunos e da comunidade.

A nova estrutura se destaca em meio à paisagem peculiar da região, que é cercada por elevações de granito. O investimento na construção foi de R$ 6,7 milhões, com recursos da Secretaria de Estado da Educação e as obras foram conduzidas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

O governador Paulo Hartung disse que uma escola é importante pelo que representa: o conhecimento, que abre janelas de oportunidades para os jovens. Ele disse que a educação é uma área de alta prioridade no Governo do Estado. "Mesmo em período de queda na arrecadação pública, a rede pública de ensino recebe investimentos para modernização da estrutura física e melhoria da qualidade. Um elemento básico da competitividade é a instrução do povo, a educação, a ciência e tecnologia. Quando damos um passo na estruturação da nossa rede de ensino é sinal que estamos provendo um bom serviço educacional, principalmente para nossos jovens", completou.

Para o secretário da Educação Haroldo Rocha, foi um dia de muita alegria e de comemoração para toda a comunidade de Vila Pavão. "Esperamos que nossos estudantes possam usufruir dessa nova escola da melhor forma possível, servindo de exemplo para toda a região, e que essa estrutura venha auxiliar nossos professores no desenvolvimento da melhoria do ensino e da aprendizagem", disse.

A Escola

O novo prédio da Escola Ana Portela foi construído em uma área de mais de seis mil metros quadrados, divididos em quatro níveis de elevação, que são totalmente acessíveis, interligados por rampas. O projeto da nova escola foi iniciado em 2008.

A nova escola conta com seis salas de aula; um laboratório de informática, um laboratório de ciências; sala de artes, sala multiuso, biblioteca, sala de grêmio, quadra poliesportiva, refeitório, pátio coberto e pátio externo e estacionamento. O espaço vai atender quase mil estudantes região do bairro Ondina e adjacências.

"A Escola está muito linda e com uma estrutura excelente. Enquanto ela estava em construção nós, estudantes, ficávamos olhando e pensando como seria. E ficou melhor do que imaginávamos. Agora, vamos seguir o ano letivo muito mais motivados a aprender", contou o aluno da primeira série do Ensino Médio, Carlos Henrique Rocan Poyes.

Para a diretora Creuza Joan Kosky, a nova escola concretiza a realização de um sonho. "A estrutura que está sendo entregue vai contribuir muito para toda a comunidade. É um espaço que traz todas as condições para avançarmos na Educação. É uma alegria sem fim ter a possibilidade de evoluir ainda mais no processo de ensino aprendizagem. Hoje me sinto realizada e, com certeza, não é diferente para nossa equipe, alunos e comunidade", comemora.