Município promove atividades em parceria com escolas em alusão á Semana da Água

23 de março de 2019 às 10h04.

A culminância do projeto aconteceu no dia 22 de março

A  Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a secretária de Educação, promoveu  uma programação especial nas escolas do município para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado anualmente em 22 de março para chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

A programação começou na semana anterior com palestras na Emef Professora Esther da Costa Santos, Ceier e nos Cmeas Agostinho Batista Veloso, Artur Pagung e Luiza Souza Barros, ministradas pelos profissionais da secretaria de Meio Ambiente.

A culminância do projeto aconteceu na manhã do dia 22 de março (sexta-feira), com  momento solene no ginásio poliesportivo da Comunidade Veloso, e presença de alunos dos três Cmeas e Ceier,  professores,  pais de alunos, autoridades municipais, entre outros.

O encerramento do trabalho foi coroado com replantio de espécies nativas, visando a recuperação de encostas de uma nascente em uma propriedade nas imediações da comunidade.

O replantio foi executado pelos alunos com orientação das equipes escolares e das secretarias de Meio Ambiente e Educação.  No replantio foram utilizadas mudas de ipê, sapucaia, jenipapo, açaí, palmeira, pau d’alio, jatobá,  entre outras,  produzidas por meio de parceria com o viveiro municipal de Boa Esperança com sementes doadas pelos  agricultores da região.

Parcerias

No entendimento do secretário municipal de Meio ambiente Braz Marré, a comemoração do Dia Mundial da Água no município foi o ponto de partida para a equipe da secretaria de Meio Ambiente levantar um conjunto de questões relacionadas ao meio ambiente. Primeiro, deixar claro a importância da água para a manutenção da vida de todos os seres vivos. Outro ponto destacado foi a possibilidade real de se produzir água. Agora, produzir água não envolve só a proteção das encostas de nascentes, envolve vários fatores como preservação das matas, replantio em curva de nível, construção de caixas secas, entre outras ações.

A integração da sociedade, através dos estudantes, professores e pais de alunos e o Poder Público representado pelas secretarias de Meio Ambiente e secretaria de Educação em torno de um objetivo comum  foi outro objetivo alcançado. “A lição que ficou desse evento é que podemos fazer preservação ambiental  utilizando parcerias. O agricultor, a escola e a secretaria de Meio Ambiente claro que podem fazer sozinhos, mas se juntarmos os parceiros,  o trabalho será muito mais abrangente”, disse.

Equipe

O planejamento em educação ambiental é a espinha dorsal do processo de preservação do meio ambiente. Para trabalhar a questão, pela primeira vez,  o município concedeu uma equipe de profissionais e montou um setor dentro da secretaria de Meio Ambiente especificamente para direcionar atenção que o tema requer.

Próximas ações

O Dia da Água foi o ponto de partida. Já nos reunimos para avaliar o evento, e ao mesmo tempo planejar os próximos passos.  Daqui para frente ações como esta, serão desenvolvidas constantemente no município, assim, certamente, em breve estaremos colhendo os frutos. Para a semana do Meio Ambiente, comemorada no mês de junho e no dia da árvore, comemorado no final de setembro,  a secretária de Meio ambiente e parceiros está preparando programações especificas  com várias atividades, envolvendo as comunidades e escolas do município”, destacou a Engenheira Sanitarista e Ambiental  da Prefeitura Talita Alves De Carvalho Tones.