Prefeitura resgata transferência de alevinos para produtores rurais

01 de abril de 2019 às 13h51.

Daqui para frente, a ação será realizada mensalmente, sempre na última sexta-feira do mês

A Secretaria de Agricultura retomou o fornecimento de alevinos aos produtores rurais, interrompido no município há pelo menos sete anos.

Daqui para frente, a ação será viabilizada mensalmente, sempre na última sexta-feira do mês, em parceria com os agricultores que irão comprar os alevinos, cabendo ao município, a organização de um cadastro de criadores, transporte e distribuição do produto.

Nessa primeira remessa, entregue na última sexta-feira (29), foram atendidos cinco produtores do município, totalizando 5.500 alevinos. Conforme o secretário municipal de Agricultura José Henrique Martins, foi feito um levantamento, levando em consideração a qualidade, origem, os custos e variedade dos alevinos. Aí se chegou à conclusão que seria viável adquirir os alevinos de criadores do município de Itarana, região centro-serrana do Estado.

A iniciativa tem por objetivo aumentar a oferta do pescado na região, dando maior segurança alimentar, além de possibilitar uma nova opção de renda para as famílias. “A diversificação na propriedade é importante e o peixe se destaca como uma boa opção para o consumo próprio e comercialização da produção excedente ”, comentou o secretário.

Essa primeira remessa, foi realizada a título de teste, uma vez que havia a preocupação que pudesse haver perda, devido à distância a percorrer até Vila Pavão. Mas o resultado foi melhor do que esperávamos. Os alevinos chegaram ao município em ótimas condições“, completou Henrique.

Estão sendo disponibilizadas várias espécies, como, tilápia (três espécies), carpa, catt-fisch, curimatã, lambari, piau, pintado, pirarucu, trairão, tucunaré e vários outras.

Os filhotes de peixe são repassados aos agricultores a preço de custo. O pagamento é feito via boleto na conta bancária do fornecedor. O agricultor interessado em adquirir os alevinos deve passar na Secretaria de Agricultura no horário de expediente para fazer o seu cadastro.