Prefeitura intensifica patrolamento de estradas no interior

13 de março de 2019 às 15h22.

Grande parte das estradas do interior está em boas condições de trafegabilidade

A Administração Municipal vem dedicando atenção especial às estradas do interior com o objetivo de aprimorar as condições de trafegabilidade e segurança ao transporte em geral, e dinamizar o escoamento das produções locais.

Com esse intuito, no mês de janeiro,  a secretaria de Obras iniciou o serviço de recuperação, abertura e construção de bueiros nas estradas do interior.

Desde início da atual administração, o Governo Municipal vem realizando periodicamente o melhoramento das estradas, através de rodízio, começando pelas regiões mais afetadas.

As boas condições das estradas estão ligadas a fatores climáticos. Se chove muito é certo que a colheita será boa, mas também, temos que levar em consideração que as chuvas danificam as estradas, e enquanto, há incidência de chuva, a prefeitura fica impedida de realizar a recuperação das mesmas.

O município de Vila Pavão possui uma malha rodoviária extensa, por isso, a recuperação de todas as estradas é lenta e trabalhosa.

O secretário municipal de Obras, Ancelmo Labarewisk conta que o trabalho obedece a um planejamento que visa recuperar toda a malha rodoviária municipal de forma gradativa e regionalizada, córrego a córrego, afim de evitar o deslocamento desnecessário de maquinário para longas distâncias, o que leva o município a economizar combustível, tempo e o desgaste de equipamentos.

Não temos como atender todas as regiões de uma só vez. O serviço geralmente é iniciado pelos locais onde a situação é mais crítica. Temos compromisso com os produtores de todas as regiões. Por isso, digo: Podem ficar tranquilos que a região de vocês também será atendida”, garante o secretário.

Na contabilidade do secretário, cerca de 70% das estradas já foram patroladas e encontram- se em boas condições de trafegabilidade. Até o momento foram recuperadas estradas na região de Beira Rio XV de Novembro, Veloso, Boa Sorte, Praça Rica, Conceição do XV (Cascudo), Córrego da Poaia, parte do Córrego do Alecrim, estrada principal sentido São Gonçalo, Beira Rio São Gonçalo, Córrego do Estevão, Córrego da Lapa, Barra do Socorro e  Barra de Todos os Santos.

Nesta semana as máquinas estão trabalhando no Córrego Paraiso, Córrego Quati e adjacências. Na sequencias serão deslocadas para a região do Córrego São Sebastião, Todos os Anjos, Córrego Santa Filomena, Córrego Figueira, Córrego Mutum e outros.

Além do serviço de recuperação de estradas, a secretaria de Obras vem trabalhando na sede, nos distritos e localidades do interior, realizando limpeza e capinação em pátios de escolas, postos de saúde, de ruas, nos consertos de meio fio e calçamento, entre outras demandas.

Na realização do serviço, a prefeitura utiliza maquinário próprio com patrois, retro-escadeiras, caminhões e outros. Para reforçar o trabalho foram contratadas patrois e escavadeira hidráulica.

Carreadores e terreiros para secagem de cafe

Os serviços da porteira para dentro, como por exemplo, confeccão de carreadores, terreiros e estradas nas propriedades estão sendo executado pela secretaria de Agricultura. De acordo com o secretário, José Henquique Martins, inicialmente estão sendo atendidos os produtores da região de Beira Rio XV de Novembro e Praça Rica que devido ao período chuvoso não foram atendidos no ano passado.