Secretário de Estado da Saúde vem ao município conhecer trabalho de contenção de surto de malária

09 de agosto de 2018 às 23h11.

Secretário de Estado da Saúde Ricardo Oliveira conheceu detalhes da operação de combate ao surto da malária no município

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, esteve em Vila Pavão na tarde desta quinta-feira (09), acompanhando as ações que estão sendo desenvolvidas no município para conter o surto de malária.

Após ser recepcionado no estádio municipal pelo prefeito Irineu Wutke, vice-prefeito José Wilson Vieira, secretários municipais, vereadores, entre outros, Ricardo Oliveira e seus assessores foram conhecer o laboratório montado no município para diminamizar os trabalhos de contenção da malária no município.

Durante a visita, o secretário falou sobre as medidas que estão sendo tomadas para conter o surto. “Assim que a notícia chegou a nós, na quarta-feira da semana passada (01), na quinta-feira, já desembarcou toda uma equipe da Secretaria de Saúde em Vila Pavão. Uma parte dela, foi combater o mosquito, outra foi treinar os hospitais e unidades de saúde, e outra foi capacitar o pessoal da atenção primária. Trouxemos medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde e testes rápidos para serem utilizados. Ou seja, é um conjunto de medidas que já foram tomadas, imediatamente. O problema aconteceu e foi reportado, tanto pela Secretaria, como pela prefeitura, no instinto de proteger a população e acho que estamos conseguindo. A população está protegida com as ações que foram tomadas pelo Estado e pelo Município, aqui em Vila Pavão”.

Ricardo de Oliveira também falou sobre a normalização de novos casos e orientou a população pavoense. “Em relação à diminuição, em algum momento, vai acontecer, mas não consigo te dizer agora, efetivamente, porque estamos fazendo uma busca ativa das pessoas que estão com o problema. É natural que cresça. Isso não quer dizer que novos casos estão acontecendo. Isso quer dizer que estamos identificando os casos que já aconteceram aqui. O que nós acreditamos é que as medidas de contenção que nós já tomamos, com certeza já está provocando uma redução no número de casos novos em relação à essa doença. Em relação à prevenção e em o que a população pode ajudar, ela pode em muita coisa. Tem que usar repelente, roupa de manga comprida, ter uma atenção mais apurada entre os horários de 18h e 20h, porque é o horário de maior circulação do mosquito, em que ele sai para picar as pessoas. Outra coisa importante é que esse mosquito é silvestre, tanto é que os casos em Vila Pavão estão concentrados em comunidades rurais. Esse mosquito não sobrevive em área urbana. A população pode ajudar se protegendo do mosquito e mais: se tiver qualquer sintoma, rapidamente, procurar o laboratório que está montando aqui em Vila Pavão, porque quanto mais rápido detectarmos a doença, melhor para a pessoa.

Segundo o secretário, apesar do aumento de casos, a situação está controlada nas demais cidades da região. “Eu fiz uma avaliação com vários especialistas da área acadêmica, em Vitória, a respeito das ações que estamos tomando aqui e foi uma unanimidade, no ponto de vista de avaliação, de que as ações tomadas são as que deveriam ter sido. Não teve nenhuma sugestão nova em relação a outro tipo de coisa que esteja faltando. As ações que estão sendo tomadas são de muita qualidade. Obtemos uma reação muito rápida. Vamos continuar juntos com a prefeitura de Vila Pavão até resolver o problema”.

No último boletim informativo, divulgado na noite desta quinta-feira (09), Vila Pavão registrava 92 casos confirmados de malária.

O que você procura?

Atendimento ao Público

Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00
Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

Telefone

(27) 3753-1001 | 1196 | 1195 | 1022

Endereço

Rua Travessa Pavão, nº 80 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29843-000.

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec