Ação da escola de Córrego das Flores promove reflorestamento de nascente

14 de dezembro de 2017 às 10h09.

A ação foi proposta pela professora Marina dos Santos e comunidade escolar

No dia 11 de dezembro, a comunidade escolar da EMPEF “Córrego das Flores”, realizou uma ação direcionada à expansão da consciência agroecológica, através do reflorestamento da nascente que abastece água para a escola.

A nascente, localizada na propriedade do Senhor Carlito Wagmaker,  recebeu em seu entorno plantio de espécies nativas (Ipê Rosa, Ipê Amarelo e jacarandá), adquiridas junto às famílias dos educandos e educandas e, também, através da colaboração de outros agentes que contribuíram de forma direta para a execução deste projeto.

A ação,  proposta pela professora Marina dos Santos, juntamente com a comunidade escolar, contemplou inúmeras práticas pedagógicas que fundamentam a construção de uma Educação do Campo que resgata a identidade e cultura camponesa, e, estimule a produção agrícola racional, garantindo o campo como espaço de relações solidárias e ecologicamente justo.

Para a coordenadora de Educação do Campo da secretaria Municipal de Educação de Vila Pavão,  Marizete Andrade da Silva, mais do que oferecer escolarização, o objetivo elementar da instituição é proporcionar aos estudantes o resgate da cultura, das práticas agroecológicas, a preservação e valorização do meio ambiente. "O protagonismo das educandos e educandas tendo em vista uma transformação estrutural do meio em que vivem, através de ações organizadas que articulem as disciplinas do currículo, significa um avanço sistemático na materialização de uma educação crítica que dialogue com as questões ambientais do tempo presente", ponderou a coordenadora.