Campos de futebol nas comunidades rurais são revitalizados

28 de setembro de 2017 às 08h59.

Entrega de cortador de grama para a comunidade de Todos os Anjos

A Prefeitura de Vila Pavão, por meio  da Secretaria de Esportes e Lazer reservou o ano de 2017 para revitalizar o esporte no município, principalmente o futebol amador, profundamente prejudicado pela crise hídrica dos últimos anos,  que impossibilitou a irrigação, causando a deterioração do gramado da maioria dos campos nas comunidades do interior.

Segundo a secretaria de Esportes e Lazer do município, todos os campos do município foram encontrados em péssimo estado de conservação, mas os mais afetados foram os das comunidades de Córrego das Flores e do distrito de Praça Rica que devido ao precário estado do gramado tiveram que ser desativados.

O processo de revitalização dos campos de futebol do município passa pela irrigação; consertos em cerca e alambrados;  plantio de grama e até a substituição completa do gramado, assim como, pela doação de materiais necessários à conservação dos mesmos.

Entrega de cortadores de grama

Nas duas últimas semanas a secretaria de Esportes do município iniciou o  repasse de cortadores de grama  para as comunidades de Todos os Anjos e Agrovila (região do Assentamento Três Corações).

Os cortadores são utilizados na manutenção dos campos dessas comunidades, facilitando e agilizando os serviços de poda dos gramados.

O  secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Grunivald lembra que quando assumiu a pasta em janeiro, não encontrou somente os campos em precário de estado de conservação.  Praticamente todos os cortadores de grama estavam obsoletos por falta de manutenção. Com a entrega de mais cortadores, hoje em dia todos  todas as comunidades que possuem campo de futebol no território pavoense possuem o equipamento  em condições de operar.

Segundo o secretário,  atualmente o município possui seis campos de futebol ativos: Campo da sede de Vila Pavão (estádio municipal), Campo de São Gonçalo (Bimba), Campo do Guarani (Caraca), Campo de Todos os Santos, Todos os Anjos e Agrovila. A previsão é entregar até o fim do ano o campo de Praça Rica e o campo da comunidade de Córrego da Flores.

Tiramos o ano de 2017 para reestruturar o futebol do município. Tudo indica que até virada do ano,  todos os campos das comunidades do interior estarão em funcionamento. Dessa forma poderemos voltar a promover os campeonatos rurais e municipais”, afirmou o secretário.

Busca de recursos para o esporte do município

Na última segunda feira (25), o secretário de Esportes Arnaldo Grunivald esteve reunido com a senadora Rose de Freitas e com o secretário de estado do Esportes e Lazer, Roberto Ribeiro Carneiro , em Vitória, ocasião em que fez várias reivindicações para a área de esportes do município.

O secretário retornou do encontro muito otimista. Segundo ele, a senadora Rose de Freitas ficou de destinar ao município recursos através de três emendas parlamentares  federais: R$ 500 mil para construção de arquibancadas no estádio municipal; R$ 200 mil para construção de vestiários e alambrados no campo society  da comunidade Milk e R$ 40 mil para a aquisição de um veículo para a secretaria municipal de Esportes.

Já do lado do secretário de estado de Esportes, Roberto Ribeiro Carneiro ficou acertado o repasse do restante do recurso para a conclusão da quadra poliesportiva do Córrego da Laginha, paralisada há vários anos. Também através de emenda parlamentar, o deputado estadual Dary Pagung ficou de destinar recursos para a substituição do gramado sintético do campo “Bom de Bola” na sede do município.