20ª Pomitafro começa a ganhar as ruas de Vila Pavão

21 de setembro de 2017 às 20h20.

Vila Pavão já está se vestindo com as cores da Pomitafro. As fachadas dos comércios, lojas, escolas, órgãos públicos e outros, à medida que o dia da festa se aproxima, estão gradativamente sendo enfeitadas com símbolos que representam as três etnias: pomerana, italiana e africana que deram razão ao surgimento da festa.

Após seis anos de paralisação, a festa está voltando com força total. Os organizadores do evento estão empenhados em reproduzir uma festa nos moldes das primeiras Pomitafros, cujos focos  principais eram os valores culturais e um maior envolvimento da sociedade. “Não podemos fechar os olhos para a cultura, então, estamos optando por fazer uma festa que priorize os valores culturais, dentro de outra perspectiva”, disse o secretário de cultura, Gil Leandro Breger Lauvers V. Paz.

Diferentemente das versões anteriores, a 20ª Pomitafro será realizada no mês de outubro, nos dias 6 , 7 e 8, respectivamente, sexta, sábado e domingo na área do antigo parque de exposições, localizado no bairro Nova Munique, próximo ao estádio municipal.

Atrações

A programação da 20ª vem recheada de atrações: apresentação dos grupos de danças folclóricas locais (pomerano Fauhan; Pomerano Rikplatrz; italiano Piccolo Pavone, africano Zacimba e grupo Pomitafro), além dos grupos folclóricos de dança provenientes de vários municípios capixabas e de outros estados;

A Praça de Alimentação com as Barracas Típicas e seus quitutes de cada etnia é uma atração à parte. Dentro dela será construído um tablado de 10×8 metros para apresentações de danças;

Para a 20ª Pomitafro foi criada ainda  “Tenda Cultural”, ponto de encontro de tocadores de concertina e atrações variadas, como dança contemporâneas, teatros, exibição de filmes e outros, e o “1º Percurso Pomitafro” com alas das três etnias que será realizado na tarde de sábado (7/10), percorrendo as ruas da cidade.

História da Pomitafro

Pomitafro é o nome de uma festa que é realizada em Vila Pavão. Ela foi criada em 1989 com a finalidade de integrar os diversos grupos de imigrantes da região. Seu nome vem da junção dos nomes Pomeranos, Italianos e Afros. Grupos estes que fazem parte da grande maioria da população de Vila Pavão. Com o tempo, ganhou maior dimensão e passou a ser uma festa municipal, a “Festa da Cidade”.

Vitrine simbolizando a cultura pomerana

[caption id="attachment_5022" align="aligncenter" width="621"] Vitrine simbolizando a cultura italiana

[caption id="attachment_5021" align="aligncenter" width="751"] Vitrine simbolizando a cultura africana