Servidores públicos realizam exames ocupacionais

16 de agosto de 2017 às 22h03.

Todos os servidores municipais foram convocados e devem fazer o exame

A Segtrabes-ES, empresa especializada em segurança do trabalho, está realizando em Vila Pavão, exames ocupacionais com todos os servidores municipais.

O trabalho consiste em colher sangue para verificação de Hemograma e plaquetas e outros exames mais específicos como HBSAG; Audiometria; Espirometria e Raios-X Torax, direcionados aos funcionários que prestam serviços braçais e de campo, expostos a barulho e ambientes insalubres.

Os exames complementares (laboratoriais) começaram a ser aplicados no dia 28 de julho. O trabalho está sendo realizado em etapas no auditório Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Os exames clínicos são realizados na semana posterior à consulta, por médicos especializados em segurança do trabalho, que de posse do resultado, após consulta e análise, emitem laudo atestando as condições de saúde do servidor.

No dia 18 de agosto (próxima sexta-feira), os servidores das secretarias municipais de: Educação/Cultura e Esportes/ Desenvolvimento Econômico/ Gabinete do Prefeito e Assessoria Jurídica que consultaram no dia 11 de agosto, estão convocados à apresentar o resultado dos exames clínicos realizados aos médicos contratados da SEGTRABES.

No dia 19 de setembro encerra-se o ciclo com a convocação dos servidores lotados nas secretarias de Agricultura/Meio ambiente/Obras e Serviços Públicos/e Finanças e Orçamento.

De acordo com Carlos Lúcio Felisberto da Silva,  da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, a iniciativa constitui uma medida importante para o monitoramento e avaliação do estado da saúde dos funcionários. “Além disso, a realização de exames periódicos possui caráter preventivo e visa identificar possíveis alterações relacionadas com as atividades ocupacionais ou com o ambiente de trabalho”, disse.

Os exames são realizados a cada doze meses com o objetivo de detectar precocemente, ou mesmo, prevenir doenças e acidentes relacionados ao trabalho, além de contribuir para a promoção da saúde dos servidores públicos.