Abertas as inscrições para concurso das rainhas da 20ª Pomitafro

21 de agosto de 2017 às 21h59.

Princesas e rainhas da 19ª, realizada em 2.011

O Concurso Rainhas da 20ª Pomitafro acontecerá no dia 6 de outubro no Parque de Festa às 20h. Este ano completou-se seis anos da realização do último evento. E, levando em consideração, a importância de relembrar e incentivar a participação das comunidades, foi elaborado um regulamento que possa oportunizar uma maior representatividade do povo pavoense.  Sendo assim, poderão inscrever-se candidatas que tenham pelo menos um dos ascendentes (pai e/ou mãe) com descendências pomerana, italiana ou africana,  idade mínima de 15 anos e máxima de 20 anos completos, até o dia do desfile.

Estes, são alguns dos critérios que fazem parte do regulamento que foi elaborado, pensando principalmente na  importância da valorização cultural e étnica do Município, informou a pedagoga Emeliane Fanti, uma das coordenadoras da Comissão do Concurso Rainhas da 20ª Pomitafro.

O período de inscrição será entre os dias 23 a 28 de agosto nos seguintes locais: Eny Multi Marcas e Salão da Agatha.

O que difere o processo de escolha das rainhas desta Pomitafro, segundo a coordenadora, é uma maior oportunidade de participação que está sendo oferecido às candidatas da sede e do interior que queiram representar sua etnia. “Outras mudanças foram em relação à eleição. Este ano não haverá eleição para princesas, somente para rainhas. Com relação aos critérios para desempate das candidatas será levado em consideração pela comissão julgadora, a conduta social das candidatas e participação efetiva em eventos que representem o município”, explicou.

A  Comissão do Concurso Rainhas da 20ª Pomitafro, vem se reunindo periodicamente para que tudo possa ser realizado com a maior seriedade. Sendo assim, estão sendo convidadas pessoas que residem em outros municípios, e que sejam ligadas a cultura, para fazerem parte do corpo de jurados no dia do desfile.

A divulgação das inscrições iniciou-se no dia 14 de agosto, com visitas realizadas pela Comissão nas escolas do município, onde foi deixado uma cópia do regulamento e ficha de inscrição à disposição nas secretarias das escolas.  Houve também uma sensibilização com os alunos, sobre a importância que é representar sua etnia em seu município.

Buscou-se reavaliar os concursos dos anos anteriores,  com o objetivo de melhorar cada vez mais o evento. A comissão compreende os desafios que é realizar um evento como este, por isso, pede a colaboração de todos para o sucesso da realização do mesmo.

A Comissão das Rainhas da 20ª Pomitafro é  formada por: Agatha Wutke, Emeliane Fanti, Marizeth Andrade e Valquiria Wutke.

Maiores informações poderão ser encontradas no regulamento que estão disponíveis nos locais de inscrição.