ACESA-ES será homenageada com o Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes

22 de agosto de 2017 às 21h57.

A Associação Central da Saúde Alternativa do Espírito Santo (ACESA-ES) que atua em Vila Pavão em parceria com a Prefeitura Municipal através do programa “Saúde Natural Preventiva” é uma das sete instituições e pessoas que serão homenageados nesta quinta-feira (24), na 13ª edição do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes.

A cerimônia acontece, às 16 horas, no Salão São Tiago do Palácio Anchieta e premia instituições que trabalham na área de direitos humanos e na luta pelo meio ambiente.

O evento, que acontece desde 2005, será realizado – pela primeira vez – por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). “O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes tem a função necessária de enaltecer pessoas e instituições que, no seu dia a dia, agem em favor do bem e do amor ao próximo, sentimentos fundamentais na construção de qualquer povo, contribuindo diretamente no convívio diário e na qualidade de vida dos capixabas”, ressaltou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

História

O prêmio foi instituído por meio da Lei Estadual 7.844/04 e em homenagem a Dom Luís Gonzaga Fernandes, que bispo auxiliar de Vitória durante o período de 1966 a 1981. Falecido em 2003, Dom Luís foi uma figura importante, que dedicou sua vida à luta para a redução das desigualdades sociais, defesa dos menos afortunados e pela valorização da mulher na igreja e na sociedade.

Associação Central da Saúde Alternativa do Espírito Santo (ACESA-ES)

O Projeto nasceu de uma reorganização do Distrito Eclesiástico Norte do Espírito Santo e tem como objetivo principal realizar o resgate da cultura e da medicina popular capixaba. Atua nos municípios em parceria com as Prefeituras Municipais. Há alguns anos, a prefeitura de Vila Pavão inseriu o programa “Saúde Natural Preventiva” no sistema público de saúde do município. Através de convênio a ACESA-ES presta serviços de massagem terapêutica no posto de saúde e assessoria para os profissionais da saúde natural, além de fornecer os remédios caseiros para as escolas e postos, que são distribuídos pelos promotores de saúde.

Atualmente possui 128 promotores de saúde que atuam em dez municípios do Espírito Santo, com 17 grupos comunitários.

Associação de Apoio e Orientação à Criança e ao Adolescente (AAOCA)

Fundada em 1992, é uma ONG localizada no bairro Vale Encantado, em Vila Velha, que trabalha com assistência e orientação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

Associação Colatinense de e para a Pessoa Portadora de Deficiência Visual (ACDV)

Criada em 2003, a ACDV atua na integração social e na profissionalização de pessoas com deficiências visuais. O trabalho da associação é feito em conjunto com as famílias de seus atendidos, e abrange principalmente o município de Colatina e seus arredores.

Abrigo à Velhice Desamparada Auta Loureiro Machado (Avedalma)

Uma instituição Filantrópica Espírita, fundada em 1960. A Instituição abriga idosos em condições de vulnerabilidade social, ajudando-os na sua integração social, resgatando valores e fortalecendo seus vínculos familiares. Hoje, o Avedalma atende cerca de 70 idosos, e já abrigou 818 idosos desde sua fundação.

Centro de Estudos Bíblicos (Cebi)

O Centro de Estudos Bíblicos chegou ao Espírito Santo no ano de 1986, com a intenção de divulgar, aprimorar e capacitar pessoas numa nova forma de ler e interpretar a Bíblia e também promover a solidariedade e a cidadania entre as comunidades.

Diego Dalcamini Cabral de Souza

Médico anestesista capixaba que se dedica anualmente a realizar trabalhos voluntários ajudando pessoas necessitadas em países africanos e que têm dificuldades em obter ajuda médica e estão distantes da sociedade. Já integrou equipes das ONGs “Por1Sorriso” e “Missão África”, e participa da organização médico humanitária “Médicos Sem Fronteiras”.

Jolindo Martins (in memorian)

Médico pediatra, chefe da cadeira de pediatria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e idealizador do Primeiro Banco de Leite Humano do Estado e da Pupileira Zélia Vianna de Aguiar. Também foi autor do famoso livro “Se a criança votasse”, lançado em 1956. Faleceu em 02 de maio de 1999, em Vitória.