Cesan realiza limpeza de poços artesianos do município

28 de agosto de 2017 às 13h17.

Atendendo solicitação da Prefeitura Municipal, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) realizou na semana passada limpeza em poços artesianos nos distritos de Praça Rica e Todos os Santos.

Essas comunidades são atendidas pela CESAN, através do Programa de Saneamento Rural  (PRO-RURAL), em parceria com a Prefeitura Municipal e comunidade local. Neste âmbito, cabe à Cesan oferecer suporte técnico/operacional para que a Prefeitura e comunidade realizem a operação e manutenção do sistema por meio da autogestão participativa.

As comunidades atendidas pelo Pró-Rural são de pequeno porte que pertencem aos municípios onde a CESAN possui concessão. A CESAN não cobra tarifa de água dos moradores das comunidades atendidas pelo Pro-rural.

A Técnica de Gerência de Projetos e Programas Estratégicoda Cesan, Márcia Azevedo, afirmou que no decorrer do mês de setembro, a Cesan fará ainda limpeza num segundo poço artesiano no distrito de Todos os Santos e em outro que abastece a escola da comunidade de Veloso.

A técnica da Cesan explicou que o trabalho que está sendo realizado nos poços artesianos do município irá colaborar para melhorar a qualidade da água. Além da limpeza, a companhia  realiza análise e tratamento da água, teste de vazão  e desenvolvimento do poço.

Em Praça Rica onde desde a semana passada a população está sendo atendida com água potável transportada da sede de Vila Pavão, por meio de caminhão pipa,  após trabalho realizado, os técnicos da CESAN constataram que será necessário substituir a bomba antiga por outra mais potente,  capaz de bombear água suficiente para a estação elevatória localizada na parte alta da localidade.

De acordo com o vice-prefeito José Wilson Vieira que acompanha o trabalho revitalização dos poços artesianos do município,  o prefeito Irineu Wutke está se movimentando para adquirir o mais rápido possível os materiais requisitados pela CESAN e por  fim ao problema da falta de água potável, não só na comunidade de Praça Rica, mas também nas outras localidades que enfrentam problemas de desabastecimento.