Em encontro com servidores municipais, prefeito anuncia benefícios para a categoria

26 de julho de 2017 às 16h51.

Na noite da última quarta-feira, 26, a Prefeitura de Vila Pavão em parceria com a Câmara Municipal realizou mais uma audiência pública, desta vez,  voltada aos servidores municipais. Na oportunidade foi apresentado o relatório orçamentário e financeiro da Prefeitura Municipal referente ao 1º semestre desse ano e também discutidos vários assuntos de interesse da categoria.

O encontro aconteceu com o auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais cheio. Começou com o secretário municipal de Finanças e Orçamento, Valdecir Berger, expondo através  datashow as contas da prefeitura, e  explicando passo a passo a dinâmica das finanças públicas do início da gestão aos dias atuais.

Após a apresentação do relatório, houve um debate com a palavra sendo franqueada aos servidores. Aumento da arrecadação, através de um maior controle fiscal; obras em andamento no município; melhoria na área da saúde com a ativação da UBS no entorno do parque de exposições; reajustes salariais e plano carreira para o funcionalismo municipal, foram os principais assuntos enfocados pelos servidores.

No seu pronunciamento,  o prefeito Irineu Wutke citou os obstáculos, bem como,  as principais realizações da administração municipal nesse  início de gestão, ressaltando a importância dos servidores no bom funcionamento da máquina pública.

Após ouvir as demandas do funcionalismo, o prefeito afirmou que a situação financeira do município não permite  atender as reivindicações dos servidores na íntegra. " Como foi demonstrado no relatório financeiro dos últimos meses,  dada a situação financeira do município, nesse momento não será possível atender o conjunto de reivindicações apresentado por vocês, mas acatamos a ideia de promover a reposição das perdas nos salários dos servidores com responsabilidade, através do aumento de R$ 50,00 no valor do Auxilio Alimentação que passa de R$ 250,00 para R$ 300,00. Estamos viabilizando também a implantação de um Vale Feira, em valor ainda a ser definido e  licença prêmio aos servidores", anunciou o prefeito.

O chefe do executivo explicou que projeto de reajuste do vale alimentação já está tramitando na Câmara de Vereadores devendo ser apreciado na próxima sessão,  prevista para ocorrer no dia 1º de agosto. Quanto aos detalhes da implantação do Vale Feira: forma de funcionamento, parceiros, valor e data da implantação, estão ainda sendo em discussão por sua equipe de governo.

O outro benefício,  a licença prêmio, que permitirá aos servidores mesmo estando no período de férias receber o Auxilio alimentação, o que não acontece hoje, também está em fase de estudo.

Elaboração do Orçamento de 2018

Conforme explicou o prefeito,  as Audiências Públicas, além de possibilitar a abertura das contas da prefeitura para a população, permitem ao gestor dizer em que ações e projetos estão sendo aplicados os recursos públicos. Além disso, as audiências públicas estão servindo de base para nortear a elaboração do Orçamento Municipal de 2018 que deverá ser enviando à Câmara Municipal para discussão no final do mês de agosto próximo.

Presenças

Além do Prefeito Municipal;  vice-prefeito ; Presidente da Câmara Municipal e  vereadores, marcaram presença no evento os secretários municipais: Valdecir Berger (Finanças e Orçamento), Arlete Ramlow de Souza (Educação), Alexandra Holz Rossim (Assistência Social) e Arnaldo Gruneval (Esportes e Lazer); a chefe de gabinete Ingrid Wutke da Costa; o controlador interno Ailto dos Santos Souza; a presidente do Sindipúblicos-VP, Neusdete Rossini Moreira; a advogada do Sindipúblicos-VP,  Dra. Amanda Macedo Torres, entre outros.