Seminário realizado no município resgata a Medicina Natural Preventiva

24 de julho de 2017 às 16h59.

Nova Imagem45 Evento foi realizado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana (Igrejona) em Vila Pavão

O  XII Seminário Estadual de Saúde Natural Preventiva, realizado em Vila Pavão nos  dias 21 e 22 de julho, atraiu para o município um número expressivo de participantes,  provenientes de vinte municípios capixabas e de oito municípios de Minas Gerais para partilhar saberes e estimular as práticas terapêuticas naturais.

O evento vem sendo realizado ininterruptamente no município há 12 anos. O público alvo, são os profissionais comprometidos com a medicina natural preventiva e outras pessoas interessadas em conhecer ou expandir conhecimentos acerca dessa herança cultural dos nossos antepassados.

Além de palestras e oficinas de artesanato, equilíbrio energético, técnicas de harmonização, leitura corporal, autoestima, meditação, exercícios chineses, energização e equilíbrio, os organizadores incluíram na programação apresentação musical pelos alunos do CEIER, café com prosa; noite cultural e outras atividades.

Durante o seminário foi oferecido aos participantes alimentação natural equilibrada com produtos da terra e da agroindústria artesanal local. O intercâmbio entre os participantes, através da troca de ideias e experiências é um dos pontos fortes do evento, agindo como revigorante das técnicas terapêuticas alternativas,  cada vez mais disseminadas na região.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento da Saúde Natural Preventiva, em parceria com a Acesa (Associação Central de Saúde Alternativa do ES), o Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa (MG) e igrejas locais,  este ano veio com o tema: “Cultivar e Guardar a Criação”.

Veja mais fotos abaixo

A abertura oficial aconteceu na manhã da sexta-feira (21), com as presenças do Prefeito Irineu Wutke; vice-prefeito José Wilson Vieira; secretário municipal de Saúde Cláudio da Cruz Oliveira; da terapeuta holística Genilza de Fátima Matiello; pastor André Radins (IECLB); padre Delci Correia; representantes da Universidade Federal de Viçosa-MG, da ACESA-ES, do Governo Estadual,  entre outros.

Carta Aberta

Através de uma Carta Aberta assinada, os participantes do XII Seminário de Medicina Natural Preventiva, em nome da ACESA-ES,  manifestaram indignação e clamor por justiça pelo brutal assassinado da servidora municipal Nauva Bening, de 34 anos, e do filho mais velho dela, Vitor Bening, de 18, ocorrido na noite do dia 08 de agosto de 2016 que até hoje não foi elucidado.

Motivado pela indignação, os participantes propuseram, à sociedade organizada, ao Ministério Público, bem como, a  todas as instituições que defendem a vida, união para construção de uma agenda permanente de luta com os seguintes pontos: Implantação de políticas públicas de enfrentamento à violência; reabertura da delegacia da mulher na região; capacitação permanente de lideranças para combater todos os tipos de violência; criação do Conselho Municipal da Mulher; criação de unidades móveis no interior; promoção de ações de conscientização nas escolas e qualificação do Conselho Tutelar para uma atuação eficaz, competente e respeitosa.