Município e Senar oferecem curso de tratorista para 15 jovens produtores rurais

17 de julho de 2017 às 17h15.

Curso foi realizado no período de 11 a 15 de julho Curso foi realizado no período de 11 a 15 de julho

O Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR-ES) promoveu no período de 11 a 15 de julho, curso de Tratorista Agrícola para 15 jovens produtores rurais de Vila Pavão.

O treinamento totalmente gratuito foi realizado no auditório do Pronaf com o objetivo de formar operadores de tratores agrícolas para desempenhar as atividades da melhor maneira possível, com qualidade e sem gerar prejuízos ao maquinário.

No decorrer do curso teórico e prático com duração de 40 horas os alunos fizeram estudos sobre os componentes básicos dos tratores agrícolas; tipos e qualificações dos lubrificantes; alimentação de ar e combustível; sistema de transmissão; hidráulico e direção, dentre outros temas que abordam os cuidados necessários quanto à manutenção,  conservação da máquina agrícola e segurança no trabalho.

O jovem José Romes Groner afirma que o curso foi muito enriquecedor. Para ele a  qualificação é um diferencial que poderá lhe ajudar muito nessa profissão que pretende seguir. “A capacitação me proporcionou conhecimentos que me que permitem desenvolver um trabalho com segurança, qualidade e produtividade”, disse.

O vereador Gecimar Rodrigues que trabalhou para atrair o curso para a cidade, salientou que a capacitação contribui para valorizar a agricultura, a base econômica do município, além de valorizar os jovens,  incentivando-o  a permanecer no meio rural.

O curso de Tratorista Agrícola foi realizado pela parceria SENAR/Prefeitura Municipal, através e Secretaria Municipal de Agricultura que cedeu o local para o curso e disponibilizou os equipamentos necessários.