Vila Pavão realiza primeira reunião para organizar a 20ª Pomitafro 2017

14 de julho de 2017 às 10h09.

Nova Imagem800 Encontro para organizar a 20ª Pomitafro 2017

A discussão inicial para organização da 20ª Pomitafro aconteceu na manhã de ontem (quinta-feira, 13), no auditório da Secretaria Municipal de Educação com a presença de representantes das entidades organizadas de Vila Pavão.

Na reunião requisitada pelo prefeito Irineu Wutke e o secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos que também responde pela Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Gil Leandro Vieira Paz, foi definido a data, local e horário da festa, criadas as comissões de trabalho, calendário de reuniões entre os coordenadores, sugestões de programação e outras deliberações.

A festa esteve adormecida por seis anos. Os organizadores estão cientes que ao reeditarem o evento irão encontrar um cenário político/social/econômico bem diferentes da época da realização da última versão do evento, em 2011. “Não podemos fechar os olhos para a cultura, então, estamos optando por fazer uma festa que priorize os valores culturais, dentro de uma outra perspectiva”, disse o secretário municipal de Cultura Gil Leandro.

Quebrando a tradição, visto que as últimas Pomitafros foram todas realizadas no mês de agosto, foi sugerido que a 20ª Pomitafro seja realizada no primeiro final de semana de outubro, dias 6,7 e 8, na área do antigo parque de exposições, localizado no bairro Nova Munique, próximo ao estádio municipal.

Um outro aspecto da época da sua criação está sendo resgatado. Ficou definido também no encontro que a responsabilidade pela realização da 20ª Pomitafro ficará com a sociedade, através das entidades organizadas. Conforme o prefeito Irineu Wutke,  o Poder Público vai dar o apoio e suporte necessários para a sociedade organizada realizar a festa, entrado com parte da infraestrutura.

O secretário de cultura salientou que é importante resgatar a Pomitafro. – Em primeiro lugar, porque ela é a única festa que caracteriza o município e se a perdemos, junto com ela, se perde uma importante parte da história do lugar, frisou.

Ao final do encontro foi criada uma comissão geral composta pelo secretário municipal de municipal de Administração e Recursos Humanos/ Cultura e Turismo, Gil Leandro Vieira Paz (coordenador); sociólogo Jorge Kuster Jacob; servidor Ademir Teixeira Maria, chefe de gabinete do prefeito Ingrid Wutke da Costa e pelo secretário municipal de Finanças e Orçamento Valdecir Berger. Esta comissão terá a missão de direcionar os trabalhos e ajudar na captação dos recursos necessários para a realização da festa.

Presenças

Estavam representados no encontro a Câmara Municipal através de seu presidente João Trancoso e vereador Edvaldo Rodrigues Santos (Bafaela); Rádio Vila Pavão FM (Jorge Kuster Jacob); Acesa/Apovip (Valdete Berger Matheus); Grupo foloclórico Pomerano Fauhan (Valquiria Wutke Reetz Paz, Julia Seibert Reetz, e Adriane Ramlow de Souza); Cmea Praça Rica (Selma Pagung); Cecivip (Josimar Bichi); Grupo Folclórico Picole Pavone (Emiliane Fanti) Cineclub Pavaozinho (Igor Marco Pena Cruz);  Grupo Pomitafro (Valqupira Berger); Grupo Zacimba (Alex Pereira da Silva); Gabinete do Prefeito (Ingrid Wutke da Costa); Semed (Arlete Ramlow de Souza, Joseanni Valesca da Silva Cordeiro e  Adivandro Bening);  Semus (Ademir Teixeira Maria); Semas (Alecxandra Holz Rossim);  Smotsu (Ancelmo Labarewisk Alves e  Sandra Schneider dos Santos); Smarh (Carlos Lúcio Felisberto); Sende (Rafael Schult Tesch); Smel (Arnaldo Grunivald) e ainda Conselho Tutelar, Paróquia São Pedro e as igrejas evangélicas Adventista, Batista e  Presbiteriana.