Parabéns aos nossos Agentes Comunitários de Saúde. Hoje é o dia deles

10 de julho de 2017 às 18h38.

agente-comunitrio-de-saude

Em Vila Pavão comemora-se hoje, segunda-feira,  10 de julho, o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Endemias,  instituído como homenagem aos profissionais que atuam de forma fundamental e indispensável nas ações do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas ações de Vigilância Ambiental e Epidemiológica.

O secretário municipal de Saúde, Cláudio da Cruz de Oliviera, ressalta que esses profissionais merecem realmente ser homenageados em razão do relevante serviço que prestam a sociedade. Ele explica que a atuação dos agentes representa a primeira ação dos serviços de saúde na prevenção de doenças e na promoção, assistência e recuperação da saúde da população. “Os agentes comunitários e de endemias são os profissionais que atuam mais diretamente junto à comunidade, conhecem os moradores e a realidade de cada local. Sabem sobre os problemas existentes e identificam as pessoas que mais precisam dos serviços de saúde. A partir das informações fornecidas por esses profissionais, é possível atender de forma mais eficiente às demandas de toda uma comunidade”.

Os ACS´s estão inseridos no programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que integra o modelo assistencial da Atenção Primária, porta de entrada no que se refere ao atendimento nos serviços de saúde