Prefeito se reúne com o Comitê Municipal de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

07 de julho de 2017 às 09h26.

Encontro aconteceu no gabinete do prefeito Encontro aconteceu no gabinete do prefeito Irineu Wutke

Promover a saúde, a qualidade de vida e ações favoráveis ao meio ambiente, através da prestação dos serviços de saneamento básico. Este foi o assunto discutido na manhã de ontem (quarta-feira, 06), em reunião entre o prefeito Irineu Wutke e os representantes do Comitê Municipal de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O PMSB é um documento que mostra quais os caminhos do saneamento básico que o município deverá seguir pelos próximos 20 anos. Serve para definir como serão feitas as ações de saneamento, e também quanto tempo e quanto dinheiro será necessário para colocar essas ações em prática.

A servidora pública Vani Tressmann Kruger, componente do Comitê Municipal de Elaboração do PMSB, explicou que a entidade começou a ser criada no ano passado, por recomendação da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) com a finalidade de atrair recursos disponíveis para saneamento básico no município.

O projeto de elaboração do PMSB é acompanhado pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. No ano passado foram realizadas audiências públicas na sede e nos distritos de   Praça Rica e Todos os Santos para discutir e levantar questões relacionadas aos quatro serviços essenciais que compõem o saneamento básico: o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Vani Tressmann ressalta que o PMSB está na fase de diagnóstico da situação do município nas quatro vertentes do saneamento básico.

O diagnóstico técnico-participativo trata-se de um documento que descreve a realidade do município em relação ao saneamento básico. Foi desenvolvido pela Universidade Fluminense a partir de diversas fontes de dados: das visitas técnicas aos municípios em entrevistas com os gestores e com a população local; de observações dos técnicos durante as visitas; através do questionário online de Percepção Social disponibilizado na página eletrônica do projeto; e também de informações oficiais do governo, sistemas de informações e institutos nacionais.