Vila Pavão se prepara para ingressar na Rede Cuidar Norte

26 de junho de 2017 às 19h00.

Nova Imagem750 A Unidade da Cuidar Norte  foi construída recentemente em Nova Venécia

O processo de ingresso de Vila Pavão na Rede Cuidar Norte está avançando. Na última sexta-feira (09),  o prefeito Irineu Wutke;  o vice-prefeito José Wilson Vieira; o secretário municipal de Saúde Claudio da Cruz de Oliviera;  o presidente da Câmara Municipal João Transcoso e os vereadores Vera Lúcia Elias, Gecimar Rodrigues e  Edivaldo Rodrigues Santos, o Bafaela,  estiveram reunidos na Casa de Leis pavoense com a gestora do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte), Gilmara Sossai Silva e com o ex-secretário de Saúde de Nova Venécia Gleykson Kim Barbosa para tratar dos detalhes jurídicos do ingresso do município no Consórcio.

A gestora do CIM Norte, Gilmara Sossai Silva, explicou que o propósito da visita a Vila Pavão foi para esclarecer as dúvidas, já que o município integra um outro Consorcio de Saúde, o CIM NOROESTE, e para que ele possa participar da Unidade Cuidar Norte de Nova Venécia, precisa se inserir no novo consorcio que é o CIM Norte, e para isso, precisa de um projeto de lei especifico do Executivo Municipal pedindo autorização aos vereadores. “Então, estamos aqui para esclarecer dúvidas que possam existir e detalhar melhor o que é a Unidade Cuidar de Nova Venécia. Enfim, fazer esclarecimentos gerais”, disse.

A Unidade

A Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Região Norte, a Cuidar Norte, foi construída recentemente em Nova Venécia. O prédio mede 1.200 metros quadrados de área construída em módulos no antigo parque de exposições da cidade e deverá entrar em funcionamento a partir do mês de agosto.

O Centro de Especialidades será administrado pelo CIMNORTE-ES e reúne 14 municípios da região. Vai garantir a integralidade da atenção aos usuários por meio da linha de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico) e consultas em 15 especialidades:  oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia/oncologia, otorrinolaringologia, cardiologia, angiologia, ortopedia, nefrologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, proctologia, pediatria, urologia e endocrinologia. A Unidade também contará com assistente social, psicólogo, farmacêutico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e educador físico.

Serão disponibilizados 10 tipos de exames de diagnóstico especializados, entre radiografia, mamografia, exames cardiovasculares, ultrassonografia e endoscopia.   A unidade tem a capacidade de realizar mensalmente 400 procedimentos ambulatoriais, 5.280 consultas e 4.680 exames especializados. A Cuidar Norte também conta com sala de assistência farmacêutica, sala para administração de medicamentos e sala de pequenas cirurgias e curativos.

Capacitação dos profissionais da Saúde do município

Nos dias 30 e 31 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou em Vila Pavão as oficinas de capacitação da equipe de saúde do município.  Os profissionais (motoristas, recepcionistas, médicos, enfermeiros, dentistas e os demais trabalhadores) estão sendo treinados para trabalhar dentro do novo modelo de atendimento ao cidadão.

Atendimento regionalizado

O secretário municipal de Saúde, Claudio da Cruz, lembra que a grande maioria dos pacientes pavoenses atualmente é atendida em hospitais da Grande Vitória. Com o ingresso do município na Unidade Cuidar Norte, em Nova Venécia, os atendimentos serão regionalizados para que o cidadão seja atendido na sua região, mais perto de casa, evitando o deslocamento para a Grande Vitória.  “A proposta é atendimento mais próximo a casa; aumento de oferta de serviço, sem aumento de custo para o município; resolução das demandas num mesmo lugar; hora marcada para o atendimento, entre outros”, completa.

O prefeito Irineu Wutke salienta que o ingresso do município na Rede Cuidar Norte deverá produzir diversas  melhorias para o sistema de saúde local, entre elas, atendimento humanizado.  “Em primeiro lugar vamos tirar os pacientes das estradas. Esperamos pôr um fim ao sofrimento dessas pessoas que mesmo com a saúde fragilizada, na maioria dos casos estão sendo deslocados para a Grande Vitoria em ônibus que saem do município a 1h da manhã e só retornam para suas casas após às 21h. Esse novo sistema, além de proporcionar mais bem-estar aos pacientes, vai contribuir para diminuir risco de acidentes,  gastos com transporte, combustíveis, diárias e outros”, esclarece.

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.