Município participa de debate sobre fortalecimento do setor de mineração

26 de junho de 2017 às 18h37.

Evento foi realizado no auditório da CDL em Barra de São Francisco Evento foi realizado no auditório da CDL em Barra de São Francisco

Vila Pavão participou na manhã de ontem (quinta-feira, 01), em Barra de são Francisco de encontro do Consorcio de Municípios Mineradores do Noroeste do Espirito Santo (COMMINES).

O município foi representado no evento pelo vice-prefeito José Wilson Vieira, pelo secretário de Administração e Recursos Humanos/Cultura e Turismo Gil Vieira Paz e o vereador Aristeu Reetz.

O encontro foi mediado pelo diretor executivo da Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais (AMPO) Mario Imbroisi, e objetivou discutir ações para fortalecer a entidade e defender interesses comuns dessa cadeia produtiva que de acordo com as estatísticas,   representa mais de 60% da renda dos municípios do Noroeste do Estado.

O COMMINES  é uma Associação de Ente-Públicos Municipais de natureza Jurídica de Direito Publico, formado pelos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Baixo Guandu, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Pavão, criado com a  finalidade fortalecer politicamente o setor de rochas ornamentais para uma maior representatividade junto aos órgãos públicos estaduais e federais.

O consórcio foi inspirado em um modelo similar bem sucedido na Toscana/Itália, onde os municípios de Massa/Carrara/Pietra Santa e outros, tratam de questões inerentes à mineração, beneficiamento, meio ambiente, logística etc. de forma a se priorizar projetos que contemplem o desenvolvimento de uma micro região, ou seja, seria como administrar uma prefeitura “regional” assim, os recursos teriam um custo minimizado e os benefícios maximizados e compartilhados com todos.

Participaram do encontro, o prefeito anfitrião Alencar Marim o secretário de Estado de Desenvolvimento José Eduardo Faria de Azevedo, José Antônio Bof Buffon, presidente Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), o subsecretário de Desenvolvimento Orlando Calimam Filho, o presidente do Sindirochas Tales Machado, os prefeitos, Elias Dal Col (Ecoporanga) e Paulo Márcio Leite Ribeiro (Água doce do Norte), representantes da Secretaria de Desenvolvimento de Nova Venécia, entre outros.

Plano de Desenvolvimento Econômico de Barra de São Francisco

Após o encontro do COMMINES, os representantes de Vila Pavão se deslocaram para o ginásio de esporte na antiga escola Santa Terezinha onde aconteceu uma programação com palestras e debates para definição do Plano de Desenvolvimento Econômico de Barra de São Francisco, que contou com a presença do Governador do Estado Paulo Hartung, além de diversas autoridades entre secretários de estado, deputados estaduais, prefeitos, secretários municipais e outros.