Município participa de oficinas de planificação da atenção à saúde

08 de junho de 2017 às 08h55.

Nova Imageme Em Vila Pavão as oficinas foram realizadas no salão paroquial da Igreja Missouri nos dias 30 e 31 de maio

Nos dias 30 e 31 de maio a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou em Vila Pavão as oficinas de capacitação da equipe de saúde do município, visando oferecer aos profissionais,  treinamento para que possam  trabalhar dentro do novo modelo de atendimento ao cidadão exigido pelo Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo - CIM Norte/Unidade  Rede Cuidar Norte, implantada recentemente no município de Nova Venécia.

Em Vila Pavão as oficinas foram realizadas no salão paroquial da Igreja Missouri.

A SESA está promovendo essas oficinas de planificação em 14 municípios do Norte do Estado  que integram o consorcio: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

As oficinas estão sendo ministradas por 30 facilitadores capacitados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que forneceu a metodologia para a implantação da planificação da atenção à saúde no Espírito Santo e está oferecendo consultoria neste projeto, assim como faz em outros estados do país.

O objetivo dos encontros é identificar os principais problemas de saúde em cada região e organizar o atendimento ao usuário do sistema desde a unidade básica de saúde, observando como o cidadão é acolhido, quais são os problemas que precisam ser resolvidos dentro da atenção primária, quais devem ser encaminhados para a atenção especializada e como se dá o fluxo do paciente da atenção básica para a atenção especializada, além da organização dos processos de trabalho dentro das unidades básicas de saúde e da Unidade Cuidar Norte, a ser implantada, onde será oferecido o atendimento ambulatorial especializado. Todo o processo foi discutido e pactuado entre os secretários de saúde municipais e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A Unidade

A Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Região Norte, a Cuidar Norte, foi construída recentemente em Nova Venécia no antigo parque de exposições da cidade e deverá entrar em funcionamento a partir do mês de agosto.  Vai oferecer consultas em 15 especialidades:  oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia/oncologia, otorrinolaringologia, cardiologia, angiologia, ortopedia, nefrologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, proctologia, pediatria, urologia e endocrinologia. A Unidade também contará com assistente social, psicólogo, farmacêutico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e educador físico.

Serão disponibilizados 10 tipos de exames de diagnóstico. A unidade tem a capacidade de realizar mensalmente 400 procedimentos ambulatoriais, 5.280 consultas e 4.680 exames especializados. Entre os exames especializados estão radiografia, mamografia, exames cardiovasculares, ultrassonografia e endoscopia. A Cuidar Norte também conta com sala de assistência farmacêutica, sala para administração de medicamentos e sala de pequenas cirurgias e curativos.