Seca em Vila Pavão.  Distrito de Praça Rica está sendo abastecido por caminhão pipa

16 de maio de 2017 às 14h42.

Caminha pipa descarregando água na estação de tratamento de Praça Rica Caminhão pipa descarregando água na estação de tratamento de Praça Rica

A seca já afeta a vida da população de Vila Pavão, especialmente no distrito de Praça Rica, a 14 quilômetros de distância da sede do município, onde, nos últimos dias 15 dias, as famílias estão sendo abastecidas de água potável por meio de caminhão pipa.

O problema da falta de água na comunidade se arrasta há vários anos. Este ano, o racionamento chegou mais cedo e os moradores foram obrigados a economizar água, já que o fornecimento só está sendo liberado para as casas, só após as 16 horas.

Todos os dias, a prefeitura Municipal leva para localidade quatro caminhões pipa de água potável, retirada de um poço artesiano na propriedade do empresário Robledo Mattos Oliveira, localizada no Córrego Santa Fiolomena, nas proximidades da cidade de Vila Pavão.

O problema é ocasionado pela falta de chuva que diminuiu sensivelmente o volume de água do Córrego Praça Rica que nutre o poço artesiano de onde é extraída a água para a estação de tratamento da Cesan na localidade, e agravado por cafeicultores que represam o leito do córrego para usar a água na irrigação das lavouras.

A diretora do Centro Municipal de Educação Alternativa (Cemea Praça Rica), Selma Pagung, recorda que nos últimos anos a escola vem tendo problemas sérios de abastecimento devido à escassez de água. Este ano, segundo ela, o problema foi amenizado porque a escola, em parceria com os pais de alunos construiu um pequeno poço artesiano que está sendo usado nos momentos emergenciais.

O morador Arcelino Boeke afirma que o racionamento mudou a vida das pessoas do distrito. As pessoas estão dando mais valor a água que vem das torneiras.  Para ele, essa ajuda que está sendo prestada pela Prefeitura Municipal é importante, mas é necessário buscar uma solução que resolva o problema do abastecimento no povoado.

A seca, além de causar problema no abastecimento público, impactou bastante a economia local, baseada na cafeicultura, pecuária e fruticultura.

Distrito de Praça Rica deverá receber barragem

A boa notícia é que o problema da falta água em Praça Rica poderá ser resolvido em breve.  De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Henrique Martins, técnicos e engenheiros da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), nas últimas duas semanas, vem realizando estudos técnicos na localidade para implantar uma barragem de grande porte para armazenar água nos períodos chuvosos.

O projeto técnico da barragem deverá ser viabilizado pelo Governo do Estado, através da Seag, em parceria com o Sicoob. Segundo o secretário, os técnicos fizeram vistorias na propriedade rural de Pedro Carmindo que oferece boas condições topográficas para implantação do projeto da barragem.

Agradecimento

Na última sessão da Câmara de Vila Pavão, ocorrida da tarde da última segunda-feira (15), os vereadores que representam o distrito de Praça Rica abordaram em plenário o problema da falta de água na localidade.

O vereador Marquin Kloss usou a Tribuna da Casa para agradecer a administração municipal, o empenho em resolver o problema da escassez de água na comunidade.  O vereador agradeceu, em especial, o empresário Robledo Mattos Oliveira que disponibilizou toda a sua estrutura particular para fornecer água potável para a população da localidade.