Dia D da campanha de vacinação contra gripe em Vila Pavão será no dia 13 de maio

04 de maio de 2017 às 11h57.

A  19ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe, prossegue em todo o país até o dia 26 de maio, porém, se as metas não forem atingidas o prazo poderá ser prorrogado.

As doses da vacina estão chegando gradualmente nos municípios. Segundo a auxiliar de enfermagem, da Unidade de Saúde de Vila Pavão,  Ivania Briel Piontecowisk,  este ano, a campanha está abrangendo mais grupos e a vacinação está sendo realizada por etapas.

No momento, estão sendo vacinadas no município as crianças e 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias);  gestantes e puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); os profissionais que atuam na área de saúde e os idosos.

A novidade este ano,  é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. No caso de Vila Pavão, a vacinação dos professores e pessoas com doenças crônicas (mediante laudo do médico), estará sendo liberada a partir do dia 13 de maio.

O Dia D

O Dia D da campanha na sede de Vila Pavão está marcado para 13 de maio (sábado). A vacinação será  realizada na Unidade de Saúde local. Confira no quadro abaixo, o roteiro de vacinação nos Postos de Saúde do interior.

Nova Imagem800-0

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Quem tem direito a receber a vacina pelo SUS?

Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); idosos (a partir de 60 anos); profissionais da saúde; povos indígenas;  pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade; professores de escolas públicas ou privadas.

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

Mais informações:  Unidade de Saúde da sede, ou pelo telefone: (27) 3753-1053