Programa de distribuição de alimentos atende 360 famílias do município

27 de abril de 2017 às 15h05.

Nova Imagem800r Em Vila Pavão todos os produtos repassados às famílias são adquiridos diretamente dos produtores familiares do município

Vila Pavão tem realizado periodicamente, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a distribuição de alimentos de boa procedência e produzidos no próprio município, a centenas de famílias pavoenses.

Coordenado pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, vinculado à  Secretaria Municipal de Assistência Social, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), atende atualmente 360 famílias na sede do município e nas localidades de Córrego do Estevão, Todos os Santos, Todos os Anjos, Praça Rica e Conceição do XV (Cascudo).

A Secretária Municipal de Assistência Social, Alexsandra Holz Rossin, destaca que para ter direito ao benefício, os beneficiários precisam estar cadastrados no Cadastro Único e em cadastro próprio deste programa que é realizado no CRAS .

De acordo com ela, as entregas são realizadas sempre às quartas feiras da seguinte forma: Uma quarta-feira em Vila Pavão (CRAS) e Córrego do Estevão; outra quarta-feira em Todos os Santos e Todos os Anjos e por último, na quarta-feira seguinte em Praça Rica e Conceição do XV (Cascudo), com o rodízio acontecendo de vinte em vinte dias nas comunidades.

A lista de produtos distribuídos inclui: melancia, mandioca, coco, banana, abóbora, milho verde,  quiabo, jiló, batata doce, coentro, salsinha, cebolinha, mostarda, vargem entre outros.

O PAA é uma ação para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Em Vila Pavão todos os produtos repassados às famílias são adquiridos diretamente de 45 agricultores familiares do município.

Para se ter ideia, só no atendimento realizado na última quarta-feira (26), no Centro de Referência de Assistência (CRAS) na sede do município, foram distribuídas cerca de 5,5 toneladas de alimentos a 130 famílias cadastradas.

O PAA é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pelo cadastramento e distribuição dos alimentos, Secretaria Municipal de Agricultura, que faz o transporte dos produtos do interior até os locais de entrega e  Associação de Pequenos Produtores Rurais de Vila Pavão (APPROVIPA), que gerencia os recursos repassados  através de convênio pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, via Companhia  Nacional de Abastecimento (CONAB),  para a aquisição dos produtos.