Publicada ordem de serviço para implantação da nova sinalização da cidade

24 de abril de 2017 às 12h04.

Nova Imagem5 O projeto tem por objetivo melhorar a sinalização viária da sede do município

A ordem de serviço para execução de serviços de implantação e manutenção de sinalização vertical e horizontal e dispositivos auxiliares para redefinir e disciplinar o trânsito no centro de Vila Pavão, foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 18.

O projeto técnico que irá implantar a nova sinalização na cidade foi apresentado à sociedade pavoense em Audiência Pública no final do ano passado. Foi elaborado através de convênio entre o Governo Estadual e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e será executado pela empresa Sinales, num período de 60 dias, no valor total R% 162.246,08.

A expectativa é que nos próximos dias o trabalho seja iniciado.

Os maiores problemas do trânsito de Vila Pavão são provocados pelo tráfico de caminhões pesados que fazem o escoamento de blocos de rochas ornamentais, extraídas das jazidas no entorno da cidade e aumento do fluxo de veículos no período do verão, provenientes do estado de Minas Gerais pela rodovia ES 220 (que corta a cidade), rumo às praias do litoral norte capixaba.

Como não existe logística adequada, essas carretas carregadas de granito e veículos leves, são obrigados a trafegar no centro da cidade, causando uma série de transtornos, como engarrafamento, acidentes, destruição de imóveis, entre outros.

O trânsito de Vila Pavão não é diferente da maioria dos municípios capixabas que cresceram, mas, não levaram em conta a evolução das cidades e nem o aumento no número de veículos.  O trânsito é praticamente o mesmo do tempo em que a cidade ainda era um distrito de Nova Venécia.  Atualmente existe uma disputa muito grande por espaço, entre o homem e máquina, quando na verdade, a rua tem que ser um espaço onde pedestres e automóveis convivam em harmonia.

O Projeto

O projeto tem por objetivo melhorar a sinalização viária da sede do município, implantando uma estrutura de sinalização adequada que permita melhor trafegabilidade e segurança aos pedestres, visitantes e condutores de veículos.

A reestruturação passa pela padronização da sinalização e organização do trânsito, por meio da  implantação de faixas de pedestres, lombadas, organização de carga de descarga, demarcação de áreas de estacionamento, organização da preferência das principais ruas, regulamentação e sinalização nos locais próximos às escolas e creches para assegurar maior segurança ao embarque e desembarque de alunos e placas indicativas mostrando as entrada e saídas para facilitar o acesso de visitantes, turistas e outros.