Programa dermatológico leva atendimento a centenas de pavoenses

10 de outubro de 2016 às 20h01.



DSCN0227

 





Especialistas do Programa de Atendimento Dermatológico (PAD), estiveram em Vila Pavão no último fim de semana (08 e 09/10) para mais uma etapa do programa.


O Programa de Assistência Dermatológica aos lavradores no tratamento e prevenção de  câncer de pele é o projeto em extensão mais antigo da Universidade Federal do ES (UFES). Consolidado pela parceria entre a UFES, Albergue Martin Lutero, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Secretárias Municipais e Estadual de Saúde, desde 1987, o programa,  leva anualmente atendimento dermatológico clínico e cirúrgico a 11 municípios do interior capixaba.

Direcionado às pessoas de pele clara,  busca lesões cancerígenas causadas principalmente pelo excesso de exposição ao sol. Durante os dois dias de trabalho em Vila Pavão, a população teve à disposição uma série de atendimentos de graça, que vão desde consultas dermatológicas até cirurgias, cauterizações e criocauterizações.

Os atendimentos foram  realizados na "Igrejona" por uma equipe de médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, técnicos, acadêmicos e coordenadores do projeto.

O programa não só faz o diagnostico e trata do paciente retirando a lesão  quando precisa, como também, mostra a importância de se proteger do sol, usando  roupas de manga cumprida, chapéus e filtro solar.

“Apesar  de ter a finalidade de diagnosticar e tratar o câncer de pele, o programa também tem a função de alertar a população para que ela se previna e não chegue a adquirir a doença.  A ideia é não ter câncer”, esclarece a professora da UFES e coordenadora do projeto Maria Carmen Viana.

A coordenadora do programa esclarece que Vila Pavão é um dos municípios do Estado com maior incidência de câncer de pele, entretanto, o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos está dando resultados positivos. “No passado,  existia mais casos, as lesões eram maiores e mais profundas.  Em alguns casos, uma pessoa tinha várias lesões pelo corpo, mas  com o passar do tempo, estamos vendo que essa realidade vem progressivamente mudando de forma positiva. Por acreditar nesse projeto é que a gente volta aqui todos os anos”, disse.

Este ano o número de atendimentos, superou o ano passado.  Nos dois dias de trabalho no município,  foram realizados  264 atendimentos:  73  cirurgias e ainda 535  crioterapias. Os casos mais graves que exigem tratamento prolongado ou intervenções maiores foram  encaminhados para atendimento em hospitais da Grande Vitória.

O secretário municipal de Saúde, afirma que a vinda do programa a Vila Pavão mobilizou toda a secretaria: Enfermeiras, técnicos em enfermagem, motoristas e outros auxiliares, mas o resultado é altamente compensador. Ele lembra que foram  quase trezentas pessoas que deixarão de ser levadas aos hospitais da Grande Vitória, -  que precisariam passar por consultas e outros procedimentos que na maioria da vezes demandaria até um ano de espera, mas que, a vinda do projeto, possibilitou que tudo fosse realizado num único dia.

“Este ano tudo correu dentro da normalidade sem nenhum imprevisto que pudesse comprometer o trabalho dos profissionais. Estamos felizes com o resultado do trabalho. Além do atendimento de qualidade por profissionais qualificados, o município pôde fornecer também os medicamentos para os pacientes. Não poderia deixar de externar aqui meus agradecimentos à nossa equipe que se entregou ao trabalho não medindo esforços para que os objetivos fossem alcançados e aos  parceiros que mais uma vez,   possibilitaram levar atendimento a centenas de pessoas no próprio município,  gerando com isso, economia para os cofres públicos e atendimento mais digno aos munícipes”, disse.

A equipe

A equipe de trabalho do PAD que atuou em Vila Pavão no último fim de semana foi composta por  03 dermatologistas da SESA, 01 cirurgiã plástica da UFES, 01 assistente social do Albergue Martin Lutero, técnicos de enfermagem e agregados à equipe;  os funcionários das unidades municipais de saúde, além de 30 alunos de medicina (voluntários) e 10 alunos de enfermagem (voluntários) que vieram ajudar no atendimento e adquirir conhecimentos.


O que você procura?

Atendimento ao Público

Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00
Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

Telefone

(27) 3753-1001 | 1196 | 1195 | 1022

Endereço

Rua Travessa Pavão, nº 80 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29843-000.

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec