Secretaria Municipal de Saúde de Vila Pavão

05 de outubro de 2016 às 08h12.

A Secretaria Municipal de Saúde no dia 22/09/2016 promoveu atividade educativa de educação em saúde para a população sobre o que é a meningite e conscientizar sobre os cuidados, prevenção em face de um caso suspeito no município.

Na ocasião o caso não havia sido fechado, sendo o diagnóstico preliminar de meningite, entre outras doenças, contudo sem confirmação e/ou descarte, aguardando os resultados dos demais exames, para que o diagnóstico fosse confirmado.

Porém diante da suspeita e da procura da população por esclarecimentos, foi promovida a palestra a fim de informar a população sobre a prevenção, transmissão e tratamento da meningite, visto que é uma doença que precisa ser prevenida, como qualquer outra.

Informamos que foi confirmado o caso meningite por streptococus pneumoniae (pneumococo), porém os profissionais de Secretaria Municipal de Saúde estão preparados para lidar com a situação e não há motivos para alarme por parte dos munícipes.

Neste caso específico, que trata-se de meningite por streptococus pneumoniae (pneumococo) não está indicada a quimioprofilaxia, que deverá ocorre apenas nos casos de meningite por neisseria meningitidis e haemophilus influenzae, ou seja não será necessário o isolamento da família, uma vez que a meningite causada pelo pneumococo não é transmitida de pessoa para pessoa. As pessoas com contato próximo com alguém que tenha meningite pneumocócica não precisa receber antibiótico para não adoecer.

Maiores informações serão fornecidas diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, das 07h00min às 11h00min, com a Enfermeira Fernanda Jacob.