Vila Pavão realiza II Fórum Comunitário do Selo UNICEF

02 de outubro de 2016 às 23h00.

Representantes de diversos segmentos da sociedade pavoense reuniram-se no último dia 07 de julho no Salão Comunitário da Igreja Missouri, para prestar contas à sociedade das ações estratégicas, a partir do Plano de Ação Municipal, em prol das crianças e adolescentes do município.

O II Fórum Comunitário do Selo UNICEF, é uma etapa obrigatória na busca pelo certificado Município Aprovado Selo UNICEF 2013-2016.

O UNICEF tem como meta a redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos.

A segunda edição do evento foi um momento para apresentar às Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social elaboradas durante o I Fórum Comunitário realizado em 2014.

Atração à parte, a Feira das Ações estratégicas do Selo UNICEF,  inserida na programação do Fórum, apresentou diversos stands com amostras das atividades realizadas no município,  direcionadas ao público em geral.

O evento contou com a participação dos adolescentes do NUCA. Foi abrilhantando com apresentações culturais, em especial, a encenação teatral pelas alunas da escola Agostinho Veloso, abordando os problemas causados pela longa estiagem que afeta o município de Vila Pavão e toda a região.

Na avaliação da secretária municipal de Assistência Social e Articuladora do selo Unicef no município, Edna Ramlow Beling, o evento alcançou os resultados desejados, principalmente no que se refere ao trabalho Intersetorial das secretarias de Educação e Saúde. Segunda ela, durante a edição do selo (2013-2016),  o município cresceu e melhorou os índices de  acompanhamento na Saúde e na Educação.

A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Eraldino Jann Tesch;  vice-prefeito Edmar Klemz Schraiber;  secretária municipal de Assistência Social e Articuladora do selo Unicef, Edna Ramlow Beling;  secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Laser, Márcia Giuslei Jann Tesch Venturim;  representante da secretaria municipal de Saúde, Fernanda Jacob;   presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Hugo José Pena; da mediadora do Selo Unicef,  Amabile Selvatic Marchese,   representante do Núcleo da Criança e do Adolescente (NUCA), Eduarda  Holz,; representante do Conselho Tutelar, Luciene Braun Butzke e do comandante do destacamento policial local, sargento Alcinei Helmer.

O evento foi acompanhado pela mediadora do Selo Unicef, Amábile Selvatic Marchese que após participar dos trabalhos, visitou o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar da cidade para verificar o desenvolvimento dos trabalhos.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.