Município sedia nesta quinta, II Fórum do Selo Unicef

02 de outubro de 2016 às 19h00.

O município de Vila Pavão vai sediar nesta quinta-feira, (07), o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado. O evento promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Comissão Pró Selo Unicef – Edição 2013- 2016, acontecerá das 7 h às 12 h no Salão Comunitário da Igreja Missouri da sede de Vila Pavão.

O Selo Unicef Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com os governos estaduais e municipais.  Busca universalizar os direitos, garantindo melhores condições de vida às crianças e adolescentes, por meio de ações, a começar nos próprios municípios,  que visem reduzir as desigualdades sociais.

Vila Pavão que pleiteia  o Selo UNICEF – Edição 2013 – 2016,  está cumprindo uma série de exigências e ações estratégicas.

Durante o Fórum, acontecerá a Feira das Ações estratégicas do Selo UNICEF. A Feira contará com a participação dos adolescentes do NUCA e apresentações culturais e poderá ser visitada de 08h às 10h. Às 09h30min começam com as inscrições e 10h, início do Fórum.

A  Feira e o II Fórum fazem parte da última etapa do concurso.  O 1º Fórum aconteceu em 2.014. Nele foram levantadas as ações em defesa das Crianças e os adolescentes  do município. Os avanços de lá para cá, serão apresentados no II Fórum, à realizar-se nesta quinta-feira, (07).

O evento será acompanhado por um mediador do Selo Unicef que além de observar o envolvimento da comunidade e o cumprimento da metodologia, irá visitar o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar da cidade para verificar como é o funcionamento desses dispositivos imprescindíveis para a garantia dos direitos.

A secretária municipal de Ação Social, Edna Ramlow Beling, destaca que encerrado esta etapa, o município estará com a lista de exigências para a conquista do Selo,  cumprida. “A conquista do Selo dentro do município envolve a Saúde e a Educação,  e ai engloba todos os indicadores na área da infância e da adolescência.  Até aqui os indicadores mostram que estamos bem. A nossa expectativa em relação à conquista do Selo e boa porque cumprimos todas as exigências,  porém, é importante destacar que estamos concorrendo com muitos municípios, e nesse processo,  alguns conseguem e outros não”, ponderou Edna.

A lista com a relação dos municípios que conquistaram o Selo Unicef Município Aprovado – edição 2013- 2016, deve ser anunciada entre os meses de outubro e novembro desse ano.