Vila Pavão se destaca na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. CMEA Praça Rica conquista 25 medalhas

26 de dezembro de 2015 às 12h14.

Os estudantes da rede pública de ensino de Vila Pavão, alcançaram bons resultados na XVIII edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, realizada no dia 15 de maio de 2015.

Este ano, participaram da competição, alunos da EMEF Professora Esther da Costa Santos; Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) e Centro Municipal de Educação Agroecológica (CMEA Praça Rica).

Os estudantes de Vila Pavão concorreram com 838.156 estudantes, distribuídos por 9.552 escolas de todo o país.

O resultado final da olimpíada, acaba de ser divulgado pelo Prof° Dr. João Batista Garcia Canalle – coordenador Nacional da OBA.

O município pavoense, conquistou ao todo 31 medalhas. Os alunos do Centro Municipal de Educação Agroecológica (CMEA Praça Rica) conquistaram 25 medalhas (12 ouro, 6 prata e 7 bronze), resultado excepcional que está sendo muito comemorado pela comunidade escolar daquela comunidade.

Na edição do ano passado, a escola havia se saído bem, mas esse ano, o resultado foi muito expressivo. A direção do educandário credita o sucesso na olimpíada, ao trabalho de planejamentos coletivos e ações interdisciplinares para melhoria do índice de aprendizagem, implementado nos últimos anos.

Comemoração

A secretária municipal de educação, Marlene Moronari de Oliveira, frisou que a comunidade escolar pavoense está de parabéns pelo empenho e resultados alcançados. Segundo ela, o município de Vila Pavão vem nitidamente evoluindo em suas últimas participações na OBA. “Estamos orgulhosos de nossos alunos e professores. O bom resultado alcançado nas últimas edições da olimpíada, provam que está havendo melhoria na qualidade do ensino do município. Isso nos motiva a continuar avançando”, disse a diretora.

Seguindo as recomendações da coordenação da OBA, o município não vai deixar passar em branco tão importante conquista. De acordo com secretária, está sendo preparada uma cerimônia pública de entrega de cerificados e medalhas, para homenagear alunos, professores e suas respectivas escolas.

Saiba mais sobre o OBA

Para dar uma ideia do sucesso dos alunos, professores e escolas, participaram da edição deste ano da OBA, 838.156 estudantes, distribuídos por 9.552 escolas de todo o país.

A OBA é executada anualmente por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. Podem participar da OBA estudantes do primeiro ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio.

A prova é aplicada dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada para um só ano letivo, pois deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Os vencedores ganham certificados e medalhas, além da oportunidade de participar de outros eventos.

Ao participar da olimpíada, crianças e jovens têm oportunidade de aprender mais sobre ciência. Realizada desde 1998, a OBA já contou com a participação de mais de 5 milhões de estudantes.

Alunos medalhistas em ouro, prata e bronze na XVIII OBA (Níveis – 1, 2 e 3)

EMEF Professora Esther da Costa Santos

• Marcone sores Barbosa Queiroz – nível 3– Medalha de Ouro

• Uandra Edite Souza Boning – nível 3 – Medalha de Ouro

• Caroline Bolt Areira – nível 3 – Medalha de Prata

• Moises Brito dos Santos – nível 3– Medalha de Bronze

• Ludimarcos Gabret Silva – nível 3 – Medalha de Bronze

• Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER)

• Thiago dos Santos Lopes – nível 3 – Medalha de Prata

• Paloma Kloss Dias – 8° Ano – nível 3 – Medalha de Ouro

• Raíssa Kloss de Jesus – 8° Ano – nível 3 – Medalha de Prata

• Ricardo Dias Médici – 9° Ano – n´vel 3 – Medalha de Ouro

• Yasmim Lima Hoffmann – 8° Ano – nível 3 – Medalha de Bronze.