PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA PAVÃO - ES - Link para página inicial

Iniciada a movimentação para construção da ponte de São Gonçalo e ponte de Rio XV de Novembro em Vila Pavão

Tudo leva a crer que finalmente será  iniciada  a construção de uma nova ponte,  sobre o rio Cricaré, na localidade de São Gonçalo,  divisa entre os  municípios de Vila Pavão e Nova Venécia.


A empresa encarregada da execução da obra já está se movimentando. Nesta semana operários estiveram no local providenciando os detalhes como instalação de galpão e transportes de equipamentos para dar início aos trabalhos.


Serão construídas simultaneamente a ponte de São Gonçalo e de Rio XV de Novembro, destruídas pelas enchentes de 2013/14.


A construção da ponte de São Gonçalo tem gerado polemicas e várias manifestações populares depois que o início da obra,  previsto o mês de maio deste ano, foi adiado por um erro de projeto e atraso no repasse de recursos.


Na ocasião,  o Prefeito Eraldino Jann Tesch chegou a assinar as ordens de serviço autorizando o início das obras da construção das pontes, porém,  ao vistoriarem o local da construção da ponte sobre o rio Cricaré, os técnicos e engenheiros da empreiteira encarregada da execução dos serviços,  constataram erro no projeto  que exigiu perfuração de rocha no leito do rio e não bate estaca como indicava o projeto original.


A alteração causou  atraso no cronograma de execução, ficando o inicio dos trabalhos condicionado a liberação dos  recursos pelo Ministério da Integração Social.


A boa notícia foi anunciada nesta semana. O secretário Desenvolvimento Econômico de Vila Pavão, Michel Vasconcelos, confirmou a liberação de recursos referente a primeira parcela do contrato no valor R$ 640.204, 54, repassado pelo Ministério da Integração Nacional que, inclusive,  já encontra-se depositado da conta da Prefeitura de Vila Pavão.


A ponte de São Gonçalo, especialmente, é uma importante via de acesso dos moradores da região, além de possibilitar a escoação da produção cafeeira e de rochas ornamentais extraídas em mineradoras da localidade.


Após a sua destruição, ela foi reconstruída precariamente  pelos próprios moradores da região, que isolados,  tinham que  fazer a travessia em botes improvisados sem nenhuma segurança.


 A nova ponte de São Gonçalo medirá 70,40 m de extensão por  5,80 m de largura. Já a ponte a ponte sobre o Rio XV de Novembro, medirá 21,10 x 4,2 m. O investimento para construção das  duas pontes  envolve recursos  na ordem de R$ 2.134.015,13  milhões, oriundos do Ministério da Integração Social.

Data de Publicação: sábado, 26 de dezembro de 2015

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29843-000

Horário de Expediente:
Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00 | Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00
Telefone(s):
(27) 3753-1001 / 1196 / 1195 / 1022

E-mail:
ouvidoria@vilapavao.es.gov.br