Prefeitura realiza com sucesso a VI Olimpíada da Agricultura Familiar

25 de setembro de 2023 às 14h30.

A Prefeitura de Vila Pavão, realizou ontem (domingo 24), com tremendo sucesso, a VI Olimpíada da Agricultura Familiar. O evento realizado no parque de festa da cidade contou com a participação de 13 comunidades rurais.

Através de atividades esportivas e culturais, e em formato de gincana que envolveram 13 comunidades rurais, a VI Olimpíada da Agricultura Familiar, proporcionou um dia de entretenimento recheado de atividades aos agricultores.

O secretário de Agricultura Gecimar Rodrigues abriu o evento com uma saudação aos participantes. Em seguida, os pastores Edmar Campana e Solivan Machado conduziram um momento de oração. Diversas atividades esportivas e culturais animaram o público, entre elas, destacaram-se: corrida de revezamento 4x50 com banana-da-terra: uma prova de resistência que exigiu dos participantes muita força e agilidade; corrida de 100 metros com obstáculos (maracujá e laranja): uma corrida com obstáculos inusitados, como frutas e legumes; serragem do eucalipto: uma atividade tradicional da agricultura, que desperta a curiosidade do público; moenda de milho e cana: atividades que resgatam a cultura do campo; arremesso de coco seco: uma competição que testa a força e a precisão dos participantes; desafio de adivinhar o peso da melancia: uma brincadeira divertida que envolve sorte e conhecimento; jogo de bola de massa (coco seco e laranja): uma atividade lúdica que une diversão e cultura; tiro ao alvo do maracujá no abacaxi: uma competição que exige pontaria e habilidade; competição pelo maior volume de água de coco: uma prova que testa a capacidade de produção das plantas; emocionante captura do porco na lama: uma atividade que proporciona diversão e adrenalina. Dentro da programação, também foram distribuídas centenas de mudas de espécies nativas para os produtores presentes.

A programação incluiu ainda um almoço com moda de viola para as comunidades. Além disso, ao final do evento, foram sorteadas duas sacas de café conilon e distribuídos brindes aos agricultores familiares, todos generosamente doados pelos patrocinadores.

O prefeito Uelikson Boone (Bolinha), lembra que a agricultura familiar é responsável por colocar grande de comida na mesa do brasileiro, principalmente, a comida mais saudável e livre de substancias químicas. Conforme ele, o estado do Espirito Santo tem uma agricultura familiar pungente e Vila Pavão é um exemplo disso, com sua produção cafeeira, de pimenta-do-reino, agropecuária e produção de frutas e hortaliças. “Por sabemos que são as famílias de agricultores familiares responsáveis por fazer girar a economia do município, procuramos homenageá-las. Sabendo disso, temos feito um trabalho de apoio à agricultura, através da conservação das estradas rurais, dos bueiros e pontes e dos serviços que oferecemos da porteira para dentro. Estamos conseguindo renovar a frota com aquisição de novos equipamentos como máquinas, caminhões e veículos novos, para atender de forma satisfatória a demanda dos nossos agricultores”, disse.

A olimpíada da Agricultura Familiar foi idealizada pelo atual prefeito quando foi secretário municipal de Agricultura. A primeira edição do evento foi realizada no dia 25 de setembro de 2011. O evento esteve congelado por um longo período,  sendo reativado em 2022 pela atual administração municipal. Segundo o prefeito, o evento foi criado para valorizar e resgatar as tradições da Agricultura Familiar, através de competições saudáveis. “É um resgate de atividades na roça que envolviam, um traçador para serrar a madeira, moinho de pedra para fazer a canjica, o engenho de cana para fazer a garapa, entre outros, que nossos pais e avós realizavam no dia-a-dia, através de muitos esforços físicos, e que nossos filhos e netos não conheciam devido a chegada da tecnologia que facilitou a vida em todos os setores. A Olimpíada da agricultura familiar dá uma ideia de como era a vida dos nossos pais no passado" completou o prefeito.

1° Lugar – Comunidade de Conceição do XV;

2° Lugar – Comunidade de São Sebastião

[3° lugar – Comunidade de Córrego da Peneira.

Premiação

1º lugar: Troféu mais uma viagem para o balneário Guriri em São Mateus para 44 pessoas e ainda 20 quilos de carne para churrasco;

2º lugar: Troféu mais 15 quilos de carne para churrasco;

3º lugar: Troféu mais 10 quilos de carne para churrasco.

As demais equipes receberam troféus pela participação.

Entrega de quatro caminhões e equipamentos agrícolas para as associações de produtores

Ao final do evento o prefeito, o secretário municipal de Agricultura e os vereadores, entregaram quatro caminhões novos para as associações de produtores de Todos os Santos e adjacências; São Sebastião e Barra do Socorro; Córrego do Sossego e Rio XV de Novembro, além de um secador de pimenta e carreta agrícola para associação de Córrego Laginha, um secador de café (capacidade 90 sacos) para a associação de Todos os Santos/Todos os Anjos e um conjunto de placas solares para a Aprovipa.

A Coordenação da VI Olimpíada da Agricultura Familiar ficou por conta da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Incaper, Ceier, Cmeas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, associações de pequenos agricultores, grupos folclóricos, EFA de Chapadinha, demais secretarias municipais, além do apoio da Câmara de Vereadores, CMDRS e empresas do município e da região.

Veja as fotos e vídeos da festa nos links abaixo:

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;