Clima de Pomitafro. 1ª Carretella da EMEF professora Esther da Costa Santos movimentou a cidade na manhã desta  terça-feira

22 de agosto de 2023 às 14h42.

 

A comunidade escolar de Vila Pavão inovou ao apresentar na manhã desta terça-feira (22) um evento marcante: a 1ª Carretella/Percurso da EMEF Professora Esther da Costa Santos. Como culminância ao projeto "Pomitafro em Sala", os alunos do turno matutino participaram ativamente desse acontecimento, que não apenas celebra a cultura local, mas também educa e une as três etnias predominantes que conferiram identidade ao município.

O percurso teve início na escola e seguiu pelo centro da cidade, onde centenas de alunos, representando essas três etnias, desfilaram com suas vestimentas típicas pelas ruas, acompanhados por músicas temáticas que embalaram a atmosfera festiva. Em paradas estratégicas, os alunos apresentaram danças típicas italianas, uma roda de capoeira vibrante, uma encenação de casamento pomerano e a empolgante apresentação "Segue a Frida".

 

De acordo com a professora Neusdete Rossini, uma das organizadoras do evento, a 1ª Carretella da EMEF Professora Esther da Costa Santos e a própria "Pomitafro", celebrados no mês de agosto, encontram sinergia com o Dia do Folclore Brasileiro, comemorado justamente nessa terça-feira (22).

"Este evento é realizado em agosto, em consonância com a Pomitafro, programada para o próximo final de semana no parque de festas da cidade. Nos dias que antecedem a festa, o tema Pomitafro é trabalhado nas escolas, resgatando tradições culturais, assim como, refletindo sobre a miscigenação, costumes e outras manifestações. Adicionalmente, a EMEF Professora Esther da Costa Santos promove os Recreios Culturais no turno vespertino, nos quais os alunos se envolvem em atividades como apresentações de dança, culinária e outras manifestações que remetem às três etnias: pomerana, italiana e afrodescendente, que conferem nome à maior festa cultural da região, a Pomitafro", explicou a professora.

O evento foi enriquecido com apresentações de Roda de Capoeira, trazida pelo professor Bruno do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER), e pelo grupo de percussão Zacimba Gaba, coordenado por Alex Pereira da Silva. Através dessas manifestações, a 1ª Carretella da EMEF Professora Esther da Costa Santos se tornou um marco, unindo tradição e celebração de forma inesquecível.

 

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;
Telefone: (27) 99962-1857.

Vila Pavão nas redes sociais
Facebook:  facebook.com/prefeituravp
Instagram: @prefeituravilapavao
Youtube:    @prefeituradevilapavao6380

O que você procura?

Atendimento ao Público

Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00
Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

Telefone

(27) 3753-1001 | 1196 | 1195 | 1022

Endereço

Rua Travessa Pavão, nº 80 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29843-000.

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec