Assembleia Legislativa do ES promove encontro do projeto Arranjos Produtivos no município

17 de agosto de 2023 às 08h20.

A Assembleia Legislativa do Estado (ALES) promoveu, na manhã de ontem, um encontro no município para discutir o projeto de Arranjos Produtivos Sustentáveis. Esta iniciativa, liderada pela Casa dos Municípios, tem como foco primordial a promoção da sustentabilidade. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura e contou com a presença do prefeito Uelikson Boone (Bolinha), do secretário municipal de Agricultura, Gecimar Rodrigues, bem como de representantes do Incaper, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, escolas, associações de produtores rurais e agricultores locais, entre outros.

A iniciativa da ALES visa o fortalecimento e a expansão dos arranjos produtivos já estabelecidos, com especial enfoque na agricultura familiar. O projeto engloba uma série de atividades formativas e práticas, proporcionando aos produtores a oportunidade de conduzirem suas próprias atividades, com o apoio do Estado e das prefeituras. Um dos benefícios almejados é a prevenção do êxodo rural.

Recentemente, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, reuniu líderes municipais, secretários de agricultura e pequenos produtores rurais com o propósito de promover, através da Casa dos Municípios, a discussão acerca da implementação do projeto nos municípios. Inicialmente, 17 municípios capixabas que dependem do apoio governamental estão sendo mobilizados. O foco principal reside em proporcionar melhores condições para que essas localidades possam aumentar sua produção de forma qualitativa. A Assembleia Legislativa busca desempenhar um papel crucial nesse contexto, auxiliando os agricultores familiares mais necessitados, promovendo qualificação, capacitação e aprendizado. Dessa forma, espera-se a diversificação das culturas e o aumento da renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no campo e impulsionando, por consequência, a economia local.

O projeto foi apresentado pelos assessores da Casa dos Municípios na ALES,  Vagner Canal e Romulo Bahia. O trabalho a ser realizado junto aos produtores rurais de Vila Pavão visa incentivar a adoção de pelo menos quatro culturas no município, sendo a seleção dessas culturas realizada pelos próprios produtores durante o encontro. O objetivo principal da reunião foi agendar datas para a realização de seminários e dias de campo, bem como elaborar propostas para o setor agrícola e a agroindústria familiar. "Sabemos que Vila Pavão é uma referência em agricultura familiar, mas buscamos fazer ainda mais. A Casa dos Municípios e a assessoria do Deputado Marcelo Santos, estão aqui hoje com esse propósito", afirmou Vagner Canal.

O secretário de Agricultura do município, Gecimar Rodrigues, ressaltou que o projeto de Arranjos Produtivos está alinhado aos interesses da Prefeitura Municipal em revitalizar os grupos produtivos que tiveram sucesso no passado. "Agora, vemos que nosso objetivo ganhou novo vigor com a parceria do Governo do ES, por meio da Assembleia Legislativa. Enxergamos essa iniciativa com otimismo, uma vez que nossa principal missão na Secretaria Municipal de Agricultura é promover a agricultura familiar por meio da diversificação da produção agrícola, indo além da produção cafeeira", destacou o secretário.

Ao término do encontro, uma comissão foi formada para coordenar e conduzir as ações do projeto no município.

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);