Família de agricultores familiares do município impulsiona o setor leiteiro com produção de silagem de milho e capim-açu

10 de agosto de 2023 às 13h24.

A família Bening, constituída por pequenos agricultores familiares, desempenha um papel fundamental no avanço do setor leiteiro no município. Através da produção de silagem de milho e capim-açu, eles estão impulsionando a eficiência e a qualidade da alimentação de seus animais.

Situada no Córrego da Figueira, no interior do município, a propriedade dos Bening dedica-se ao cultivo de milho e capim-açu, destinados à produção de silagem - um insumo de extrema importância que tem elevado a produção de leite na pequena propriedade da família. Em uma área de 2.8 hectares são produzidos 265 litros de leite por dia.

Na administração da propriedade, eles optaram por dividir a área de pastagem em piquetes e reforçar a alimentação com a silagem, o que aumentou de forma significativa a produção leiteira na propriedade. Em uma área de 2.8 hectares são produzidos 265 litros de leite por dia.

No processo de preparação da silagem, os pequenos agricultores contam com um valioso suporte da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, que os assiste desde o preparo do solo até a colheita, e ainda subisidia o nitrogênio para a melhora genética do gado. Além disso, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) oferece auxílio técnico durante todo o procedimento.

A colheita da cultura ocorre após um período de 90 dias a partir do plantio, momento em que a plantação é cortada e submetida ao processo de ensilagem. Essa técnica envolve o armazenamento do material que é picado e acondicionado em um local apropriado, onde passa por um processo de fermentação com duração de aproximadamente 40 dias. Somente após esse período, a silagem está pronta para ser usada como alimento suplementar de alta qualidade para as vacas leiteiras e as bezerras de recria.

Segundo Gecimar Rodrigues, Secretário de Agricultura, os Bening demonstram um compromisso exemplar com a produção de alimentos balanceados e de excelência. "É evidente que essa abordagem não apenas melhora a qualidade nutricional da dieta dos animais, mas também fortalece de maneira significativa o setor leiteiro local", comentou o secretário.

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);