Secretaria de Educação promove encontro com auxiliares de serviços gerais e merendeiras das escolas do município

20 de julho de 2023 às 20h12.

A Secretaria Municipal de Educação, comprometida em fornecer uma educação de qualidade para os estudantes, promoveu na manhã da última terça-feira (18), no auditório Anton Fleischmann (Praça  do Colono), encontro especial com os auxiliares de serviços gerais e merendeiras das escolas do município.

O objetivo principal do encontro foi fornecer informações relevantes relacionadas à melhoria da merenda escolar, buscando proporcionar uma alimentação mais saudável e nutritiva para os alunos, além de fortalecer a importância do autocuidado e da autoestima dos participantes.

O evento contou com a presença do prefeito Uelikson Boone (Bolinha) e da secretária de Educação, Graziella Hubner Dias. Também estiveram presentes profissionais do corpo técnico e da área de nutrição da SEMED, que compartilharam seus conhecimentos e experiências visando uma merenda escolar de qualidade para os alunos.

O encontro começou com um café especial, seguido por palestras ministradas por psicólogas e dinâmicas para valorização e autoestima da equipe multidisciplinar. Durante essas atividades, os participantes foram recebidos com um tapete vermelho e receberam mimos como forma de reconhecimento.

Na sequência, a nutricionista proferiu uma palestra, fornecendo orientações essenciais sobre a merenda escolar, abordando temas como a higiene dos alimentos, a importância da higiene do manipulador, o aproveitamento de partes dos alimentos (como talos e modo de preparo), a redução do desperdício, o armazenamento e controle do estoque, o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a observância das datas de validade, entre outros aspectos.

A Secretária Graziella destacou a relevância do papel desempenhado pelos auxiliares de serviços gerais e merendeiras na busca pela melhoria da merenda escolar. "Eles são essenciais para o bom funcionamento da alimentação dentro das unidades escolares, contribuindo diretamente para o desenvolvimento e bem-estar dos estudantes", enfatizou a secretária.

A partir desse encontro, a Secretaria de Educação estabeleceu um canal aberto de diálogo com os profissionais responsáveis pela preparação das refeições escolares.

O prefeito Bolinha ressaltou que o encontro reforçou o comprometimento da Secretaria de Educação com a saúde e o desempenho dos alunos. "Os conhecimentos transmitidos a esses profissionais certamente impactarão positivamente na saúde e no desenvolvimento cognitivo, físico e social das crianças, ajudando-as a alcançar todo o seu potencial educacional", pontuou ele.

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;