Campanha de doação de sangue no município supera expectativas

02 de abril de 2023 às 08h32.

A importância da doação de sangue é indiscutível

A campanha de doação de sangue realizada no município alcançou um resultado muito positivo.

A ação foi realizada pelo Hemoes de São Mateus e os  parceiros, a Ong Voluntários do Bem, Prefeitura Municipal, Sicoob e Sindicato de Trabalhadores Rurais, que forneceram o suporte necessário para a coleta, como profissionais de saúde para auxiliar no trabalho, materiais hospitalares, lanches, entre outros.

A coleta do sangue foi feita no Sindicato dos Trabalhadores Rurais no centro da cidade, durante toda a manhã de ontem ( sábado 1).

Conforme os organizadores, a adesão à campanha foi muito positiva e superou as expectativas. O coordenador do Centro de Saúde de Vila Pavão, Willian Bichi Grimevald, informou que 89 pessoas fizeram agendamento para a doação. Dessas, 77 compareceram e 62, após triagem, puderam doar, ou seja, a ação no município conseguiu coletar 62 bolsas de sangue, um número bem acima da expectativa que era de 50 bolsas, o que certamente fará a diferença para aqueles que necessitam de transfusões. A campanha conseguiu realizar também 10 cadastros de medula óssea.

A importância da doação de sangue é indiscutível. Ela é fundamental para o tratamento de pacientes com doenças crônicas, como anemia, câncer e hemofilia, além de ser essencial para os casos de emergência, como acidentes e cirurgias.

A prefeito municipal participou das articulaçoes, dando total a implementação da campanha no município. “A doação de sangue é uma ação muito importante e pode salvar muitas vidas. Iniciativas como esta terão sempre o nosso apoio, pois ajudam a conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Estou feliz porque a campanha foi um sucesso e muitas pessoas poderão ser beneficiadas com as doações recebidas”, disse.

As bolsas de sangue coletadas na cidade irão reforçar o estoque do Hemocentro de São Mateus e o banco de sangue do Governo do Estado que nos últimos meses tem estado baixo.

Willian Bichi que faz a ponte entre o município e o Hemocentro de São Mateus e a Ong Voluntários Bem pontua que é preciso quebrar certos preconceitos com relação à doação. "O desafio é transformar os novos doadores em doadores regulares. Muitas pessoas ainda acreditam em coisas como: doar uma vez, tem que doar para sempre; que podem ficar sem sangue; doação causa abscessos e outras crendices. Ser um doador de sangue regular significa manter as doações ao longo do ano", explicou.

Os intervalos para doação entre homens e mulheres são diferentes. Para as mulheres, o intervalo é de 90 dias, podendo realizar até três doações no período de um ano. Para homens, o intervalo é de 60 dias, podendo realizar até quatro doações no período de um ano.

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);