Alunos do município vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática são homenageados

17 de março de 2023 às 07h21.

Pais de alunos e os alunos premiados nas  Olimpíadas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu, na última quarta-feira (15), uma cerimônia de premiação dos alunos capixabas que participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019/2021. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções de Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande. Foram premiados 474 estudantes capixabas das redes estadual, municipal, federal e privada. Da Rede Estadual foram premiados 179 alunos.

Ao todo, foram distribuídas 32 medalhas de ouro, 113 de prata e 329 de bronze.

Alunos de Vila Pavão premiados

O ex-aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Ana Portela de Sá, de Vila Pavão, Raylan Klitzke Schultz, foi agraciado com medalha de ouro, tendo participado do Matemática na Rede. Hoje ele cursa Ciências da Computação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus São Mateus. “Quando estudava na escola estadual, eu participava do Matemática na Rede, o que me ajudou muito nessa área que eu já gostava. Estou orgulhoso com essa conquista”, relatou o estudante.

Além de Raylan, outros cinco alunos de Vila Pavão receberam medalhas, são eles: Bernardo Wutke de Oliveira (medalha bronze 2019), Higo Kippert Motinho (medalha de bronze 2019 e 2021), Julia Quiuque Fonseca (medalha de bronze 2021), Cleo Bernardina Seidel Vignati (medalha de bronze 2021) e Wilson Tales Tressmann de Jesus (medalha de bronze 2021/). A diretora Creuza Joan, pais dos alunos e o professor de matemática Fábio Moser, que também foi premiado pela OBMEP, acompanharam os alunos.

O objetivo da Olimpíada é promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica, incentivando o estudo da Matemática entre estudantes das escolas do Estado do Espírito Santo. Além disso, busca estimular a integração com as universidades, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.

A cerimônia foi realizada pela Secretaria da Educação (Sedu) e pela Coordenação Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas do Espírito Santo (OBMEP/ES), por meio do Programa Matemática na Rede. O programa oferece aos estudantes aulas e encontros preparatórios, com atividades que têm o objetivo de dar oportunidade e aperfeiçoar o rigor da leitura e da escrita de resultados, as técnicas e métodos, e a independência do raciocínio analítico por meio de resolução de problemas.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foi criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área.

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;