Município prossegue com as ações para reforçar os cuidados com a saúde do homem

22 de novembro de 2022 às 07h03.

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde

Com a finalidade de reforçar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços médicos, com foco na prevenção do câncer de próstata, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na noite de ontem, uma ação no auditório da Praça do Colono, voltado aos homens, dentro da programação do Novembro Azul.

Durante a ação foram disponibilizados, gratuitamente, atendimentos com clínicos como teste rápido de sífilis, HIV, hepatite B; hepatite C; verificação da pressão arterial e glicemia capilar.

Importante destacar que os participantes foram contemplados com exames grátis de PSA e outros, além de brindes e lembranças patrocinadas por empresas e comércios locais.

Palestra foi ministrada pelo médico clínico geral Alessandro Mesquita Frota

Durante a palestra, “Prevenção ao Câncer de Próstata", ministrada pelo médico clínico geral Alessandro Mesquita Frota, foram abordados temas como a andropausa; câncer de próstata e outras enfermidades; esclarecidas dúvidas e debatido a importância dos exames de prevenção: PSA, toque retal e a saúde mental masculina.

Marcaram presença na ação, o vice-prefeito, Vantuil Schraiber (Tuila); a secretária municipal de Saúde, Elaine Maria Trancoso, a enfermeira Juliana Bichi (coordenadora do evento) e a equipe da Saúde.

De acordo com balanço da enfermeira Juliana Bichi, a ação cumpriu plenamente o seu propósito que é conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de enfatizar sobre a necessidade de cuidar da própria saúde, consultando regularmente profissionais de saúde e mantendo sempre em dia os exames de rotina.

As atividades prosseguem no dia 29 de novembro com a ação Novembro Azul. Agora é a Vez dos Homens (Café com Saúde), na Unidade de Saúde de Todos os Santos, a partir das 8h30, com a seguinte programação: Testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites, aferição de pressão arterial e glicemia capilar e delicioso lanche de confraternização.

No dia 30 de novembro, ação no mesmo formato será levada à Unidade de Saúde de Córrego Lindemberg, a partir das 8h30.