Município recebe estação meteorológica automática

09 de novembro de 2022 às 07h26.

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857.

Estação enrou em funcionamento na tarde de ontem

Vila Pavão acaba de receber uma estação meteorológica automática de superfície. O equipamento irá possibilitar mais precisão no monitoramento da previsão do tempo para a região.

A estação foi instalada em uma área rural no distrito de Todos os Santos, cedida pela Prefeitura Municipal. As obras foram concluídas na tarde de ontem e os equipamentos já entraram em operação.

O prefeito Uelikson Boone (Bolinha), o presidente da Câmara Municipal, vereador João Trancoso, o coordenador municipal da Defesa Civil, Geberson Vieira Freisleben e os coordenadores da Defesa Civil Estadual, sargento Eller e sargento Sagrillo participaram do ato de inauguração da estação que foi implantada por meio da parceria firmada com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC/ES).

As estações meteorológica automáticas de superfície são plataformas que medem chuva, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar e alguns outros parâmetros meteorológicos.

Os benefícios trazidos pelas estações são vários. O primeiro deles é o monitoramento com maior precisão do tempo e, portanto, do clima e as suas condições climáticas de médio e longo prazo, uma vez que dessa forma será possível monitorar as variáveis meteorológicas e emitir avisos e alertas de inundações, deslizamento de terra, enxurradas e outros fenômenos adversos que causam muitos prejuízos.

Os dados coletados pela estação serão disponibilizados ao público em geral via internet, e poderão contribuir ainda para resolução de possíveis casos de sinistro, algo como, danos e prejuízos causados por tempestades, o que facilmente poderá ser comprovado por meio de relatórios emitidos pela estação.