Família de Todos os Anjos resgata Festa Cabocla e Dança do Pau de Fitas

18 de outubro de 2022 às 08h35.

A primeira Festa Cabocla foi realizada no municipio no dia 1 de setembro de 1993

A Dança da Fita é uma dança folclórica   milenar de origem europeia, comum entre a maioria dos povos daquele continente e foi trazida pelos imigrantes ao Brasil.

Para alguns povos têm o significado de reverenciar a árvore, que após a época de inverno anuncia o prenúncio da primavera. Já as fitas têm o significado do renascimento das árvores. Para outros está diretamente relacionada a colheita e a fartura, nesse caso, as fitas simbolizam os meses e as estações do ano.

A Dança da Fita é conduzida por um guia, que é um dos personagens da dança. Antes de iniciarem a dança, o trovador ou guia pede ao dono da casa, que lhe dê a licença para dançarem o “Pau de fitas” em seu terreiro e nesse momento são feitas preces, em agradecimento pela fartura e por uma nova e farta colheita. Este modo foi como a dança surgiu, porém, cada região fez suas modificações com detalhes peculiares podendo ter adicionado ou suprimido algumas características originais.

Para a dança ser realizada é utilizado um mastro de aproximadamente três metros, com o diâmetro de quatro centímetros, que será segurado por alguém ao centro, em sua ponta são penduradas fitas coloridas de mais ou menos quatro metros de comprimento e de um a dois centímetros de largura, que serão utilizadas para as evoluções da dança. Os dançarinos se dispõem em círculos cada um com suas respectivas fitas onde irão fazer os movimentos trançando-as e depois destrançando. Existem diferentes modos de realizar o trançado da fita durante a dança, alguns, são bastante complexos.

Em Vila Pavão a Dança da Fita foi introduzida no início da década de 1990 quando Dona Glauzir Boa Pinheiro, na época, professora da escola da comunidade de Todos os Anjos, criou um grupo de danças para celebrar a cultura cabocla, o que acabou dando origem a Festa Cabocla.

A primeira Festa Cabocla foi realizada em 11 de setembro de 1993. Agora, 29 anos após a primeira edição, no dia 15 de outubro de 2022, por iniciativa de Dona Glauzir e sua família, foi realizada a II Festa Cabocla, durante a qual foi realizada a dança do Pau de Fitas. O Grupo de dança é composto por crianças e adultos, voluntários da própria comunidade.