V Olimpíada da Agricultura Familiar contou com participação de 12 comunidades rurais

27 de setembro de 2022 às 17h57.

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857).

Programação conectada com o meio rural

Depois 11 anos, finalmente o povo pavoense pôde comemorar mais uma edição da Olimpíada da Agricultura Familiar.

Através de atividades esportivas e culturais, e em formato de gincana que envolveram 12 comunidades rurais, a V Olimpíada da Agricultura Familiar, realizada no último domingo (25), no novo parque de festa da cidade, proporcionou um dia de entretenimento recheado de atividades aos agricultores.

Com a programação conectada à natureza o evento promoveu a integração e o resgate das tradições do povo do meio rural.

A programação incluiu revezamento 4x50 mts com banana da terra; corrida 100mts com obstáculo (ovo caipira e laranja; serragem do eucalipto; moinho de milho; moenda de cana; almoço para as comunidades com moda de viola; arremesso de coco seco; adivinhando o peso da melancia; jogo de bola de massa (coco seco e laranja); corrida de galinha caipira; tiro ao alvo do maracujá no abacaxi; maior volume de água de coco e pegar o porco na lama.

Além disso, foram sorteadas durante o evento duas sacas de café conilon e distribuídos aos agricultores familiares centenas de brindes doados pelos patrocinadores nos intervalos da programação.

O prefeito Uelikson Boone (Bolinha), assim como, os secretários Gecimar Rodrigues e Ademir Teixeira Maria, se envolveram diretamente no evento, confraternizando, animando e ajudando na narração da programação.

"O resgate da Olimpíada da Agricultura Familiar é mais um compromisso do nosso plano de governo, cumprido. Como secretário de Agricultura ajudei a implantar e coordenar as quatro primeiras edições deste evento que diverte, integra, valoriza as pessoas e resgata algumas atividades culurais e esportivas do meio rural que muitas vezes, nossos filhos e netos não chegaram a conhecer", disse o prefeito em pronunciamento na abertura do evento.

O secretário municipal de Agricultura, Gecimar Rodrigues, destaca a boa participação das comunidades. Segundo ele, devido à longa paralisação, o evento era aguardado com muita expectativa. O secretário destaca ainda o entusiasmo dos participantes que deram um brilho especial ao evento e o empenho dos organizadores que atenderam com competência os anseios dos agricultores familiares do município.

A Coordenação da V Olimpíada da Agricultura Familiar ficou por conta da Secretaria Municipal de Agricultura, com participação  do Incaper, Ceier, Cmeas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, Associações de Pequenos Agricultores do Município, Grupos Folclóricos, EFA de Chapadinha, demais secretarias municipais, além do apoio da Câmara de Vereadores, CMDRS e empresas do município e região.

1° Lugar:  Comunidade da região da Figueira;
2° Lugar: Comunidade da região de Conceição do XV;
3° lugar: Comunidade da região do Córrego das Flores.

Premiação

1º lugar: Troféu e uma viagem para o balneário Guriri em São Mateus para 44 pessoas e ainda 20 quilos de carne para churrasco;

2º lugar: Troféu e 15 quilos de carne para churrasco;

3º lugar: Troféu mais 10 quilos de carne para churrasco.

As demais equipes receberam troféus pela participação.