Setembro Amarelo. Palestra estimula saúde emocional

23 de setembro de 2022 às 07h38.

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857)


Palestra foi realizada no auditório Anton Fleischmann (Praça do Colono)

 

Dentro da programação da Campanha Setembro Amarelo, o psicólogo e farmacêutico Vicente de Paulo Câmara Costa, realizou na noite de ontem, a palestra “Vamos Falar Sobre Saúde Mental”. 

O evento faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social, ao longo deste mês em Vila Pavão.

A palestra foi realizada no auditório Anton Fleischmann (Praça do Colono), com a participação de servidores municipais e pessoas de vários segmentos da comunidade local. 

O Setembro Amarelo é um mês de prevenção e alerta à depressão e fatores multisetoriais que levam ao suicídio. Durante mais de uma hora, o psicólogo, interagindo com a comunidade, colheu as demandas e mostrou como trabalhos terapêuticos podem auxiliar na melhoria da saúde emocional. 

"A minha proposta é essa. Quando você valoriza a vida, se inibe o estímulo ao suicídio. Então nosso trabalho não está focado no suicídio, mas, sim na valorização da vida”, disse o palestrante. 

Conforme ele, o método de interação com a comunidade utilizado na palestra possibilita colher as demandas para prevenção ao suicídio. “Os testemunhos e relatos das pessoas durante o trabalho são muito importantes, inclusive na elaboração de políticas públicas para combater a depressão e o suicídio”, acrescentou o psicólogo.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional realizada desde 2014 por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, para a conscientização e prevenção ao suicídio.

Durante todo o mês, essas entidades, Poder Público e organizações da sociedade civil se mobilizam para promover ações voltadas para o esclarecimento do tema, identificação de sinais suicidas e como buscar ajuda.

O que você procura?

Atendimento ao Público

Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00
Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

Telefone

(27) 3753-1001 | 1196 | 1195 | 1022

Endereço

Rua Travessa Pavão, nº 80 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29843-000.

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec