Campanha Setembro Amarelo será aberta nesta sexta-feira no município

08 de setembro de 2022 às 19h56.

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857)

Os cuidados com a saúde mental e a prevenção ao suicídio são temas de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), esse mês em Vila Pavão.

A abertura oficial da Campanha Setembro Amarelo será nesta sexta-feira (09), a partir das 9h na Praça do Colono, com a participação de autoridades municipais, das famílias e apresentação das crianças do projeto “Arte na Escola”, coordenado pela professora Valdete Berger Matheus.

No Brasil, os registros de casos de suicídio se aproximam de 14 mil por ano, ou seja, em média 38 pessoas por dia tiram a sua própria vida, o número é alarmante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos.

Segundo a coordenadora do Cras, Andreia Mariano, durante toda a manhã desta sexta-feira, a equipe envolvida na campanha estará realizando panfletagem e abordagem de pessoas na rua para conversar sobre o assunto.

Entre as atividades programadas para o decorrer deste mês, estão as “rodas de conversas” nos serviços de convivência da sede e das localidades de Conceição do XV, Praça Rica. O tema será abordado também com os idosos do grupo da Terceira Idade e com as famílias do PAIF.

As atividades são desenvolvidas em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Educação.

É importante destacar que as pessoas que estão passando por crises momentâneas, busquem ajuda. O ideal é um acompanhamento psicológico e apoio das famílias e amigos, mas para isso, é preciso que elas falem sobre o assunto. O problema é recorrente no nosso meio, por isso, estamos de portas abertas. Temos aqui o Cras, o Creas e a Secretaria de Saúde que dispõem de uma equipe de profissionais qualificados para acolher os que buscam apoio”, disse Andreia Mariano.