Município participa de encontro de falantes pomeranos em Santa Maria de Jetibá

12 de agosto de 2022 às 15h12.

Encontro em Santa Maria  de Jetibá

 

O município de Vila Pavão participa hoje e amanhã, em Santa Maria de Jetibá, do Encontro de Falantes da Língua Pomerana.

O evento tem como foco a apresentação dos resultados do  Inventário da Língua Pomerana (ILP), uma pesquisa coordenada pelo IPOL para conhecer a situação atual da língua e credenciá-la para reconhecimento como Referência Cultural Brasileira.

Contando com a presença de falantes, pesquisadores, gestores municipais e público interessado, o Encontro promove o debate sobre os resultados e acolherá encaminhamentos para ampliar os espaços de usos e de valorização da língua pomerana.  Na programação estão previstas palestras, exibição de documentário e outras atividades culturais.

Além disso, destaca-se o lançamento do VOLB-Pomer (Vocabulário de Línguas Brasileiras- Pomerano), um iniciativa inédita, concebida como um sistema web aberto e interativo que se converteu em um instrumento de registro e promoção da língua pomerana no Brasil.

No VOLB-Pomer, o utilizador pode ouvir palavras pomeranas, descobrir se elas mudam de uma localidade para outra e pode ainda aprender novas palavras, ampliando seu conhecimento, além disso, a interface interativa e colaborativa acolhe a participação dos falantes que podem e devem contribuir para a ampliação da  base de palavras.

 "É muito importante participarmos de eventos e movimentos como este, pois contribuem para o fortalecimento  dos diálogos que estamos fazendo com professores e lideranças da comunidade pomerana sobre a Língua Pomerana, sua importância inclusive na organização curricular, nas nossas escolas", salientou a secretária municipal de Educação, Kedima Boone Rodrigues.

Vila Pavão está representado no encontro pelas professoras, Eunice Kippert, Valdirene Bening Ratzke e a cuidadora Vanda.

O que você procura?

Atendimento ao Público

Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00
Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

Telefone

(27) 3753-1001 | 1196 | 1195 | 1022

Endereço

Rua Travessa Pavão, nº 80 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29843-000.

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec