28 de junho é o dia do imigrante pomerano

28 de junho de 2022 às 00h00.

O grupo era formado por 27 famílias, em um total de 117 passageiros

O Dia Estadual do Imigrante Pomerano é comemorado no Espírito Santo em 28 de junho. A honraria é  o reconhecimento da contribuição que os imigrantes e seus descendentes deram ao desenvolvimento do estado.

As primeiras famílias de imigrantes vindos da Pomerânia desembarcaram no Porto de Vitória no dia 28 de junho de 1.859, há exatos 163 anos.

O grupo era formado por 27 famílias, em um total de 117 passageiros. Eles eram agricultores e luteranos, que partiram de Hamburgo, na Alemanha, no navio Eleonor, em abril de 1859. O transatlântico entrou no porto do Rio de Janeiro após dois meses de viagem. Lá estava sediada a “Central de Colonização”, responsável pelos contratos e transportes. Após essa breve escala, na capital do Império, seguiram viagem no barco “São Matheus” e chegaram a Vitória no dia 28 de junho.

A Pomerânia estava localizada entre a Europa e o Mar Báltico. A historiadora Cione Marta Raasch Manske, no livro “Pomeranos no Espírito Santo”, ressalta que o solo fértil, a diversidade hídrica e a localização estratégica desencadearam disputas pela posse da terra na Idade Média, deixando-a marcada por guerras, epidemias e fome. A imigração, neste contexto, mostrou-se como uma opção para a sobrevivência. Durante um período prolongado, diferentes conflitos devastaram o local. Em 1720, o território é conquistado pela Prússia, que em 1817 institui a “Província Prussiana da Pomerânia”. No século XIX, conforme aborda a autora, mudanças políticas, econômicas e sociais contribuíram de forma significativa para o agravamento da situação de crise. A instabilidade social gerada pelo desemprego impulsionou os pomeranos a imigrarem para o Brasil, com destaque ao Espírito Santo.

O estado do Espírito concentra a maior comunidade lingüística do mundo, perfilando vários municípios com quantitativo expressivo de pomeranos. Os que mais abrigam pomeranos são os municípios de Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Pancas, Vila Pavão, Itarana, Domingos Martins, entre outros. Além de se estabelecerem principalmente na região serrana do Espírito Santo, imigrantes procedentes da Pomerânia também se instalaram em outros estados do Brasil, como, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Informações Arquivo Público do ES.